quarta-feira, 4 de março de 2015

The Strain

The Strain (The Strain, EUA, 2014/2015)
Criadores - Guilhermo Del Toro & Chuck Hogan
Elenco - Corey Stoll, David Bradley, Mia Maestro, Kevin Durand, Jonathan Hyde, Richard Sammel, Sean Astin, Miguel Gomez, Jack Kesy, Natalie Brown.

Um trio de médicos especializados em epidemias, um vampiro nazista, um milionário moribundo, um excêntrico agente de dedetização, um jovem criminoso hispânico, um veterano caçador de vampiros e uma estranha criatura chamada de "mestre", formam a espinha dorsal de uma das séries mais bizarras dos últimos anos.

Criado pelo ótimo diretor Guillermo Del Toro em parceria com Chuck Hogan, a trama começa com um avião chegando no aeroporto de Nova York sem que os pilotos entrem em contato com a torre. Assim que o avião pousa, as luzes se apagam e o silêncio toma conta da aeronave. Os médicos Ephraim Goodweather (Corey Stoll) e Nora Martinez (Mia Maestro) entram no avião e descobrem que os passageiros estão mortos, com exceção de quatro pessoas, entre elas o piloto.

Por questões políticas e pressão da imprensa, as autoridades liberam os sobreviventes, sem saber que eles carregam no corpo vermes que podem dar início a uma gigantesca epidemia. Os vermes transformam as pessoas num misto de vampiros e zumbis sedentos de sangue. Para combatê-los, os médicos se unem a Abraham Setrakian (David Bradley), um sobrevivente do Holocausto tratado como maluco a princípio, mas que prova como combater os vampiros. Este é apenas o início de uma complexa trama repleta de violência.

Por enquanto assisti até a metade da primeira temporada e ainda estou em dúvida sobre o que esperar dos próximos episódios e da segunda temporada que já está engatilhada. A série tem altos e baixos, com muitas perguntas ainda sem respostas.

A série tem um estilo moderno que lembra histórias em quadrinhos para atingir o público atual, na minha opinião com três claras inspirações. O episódio piloto com o sinistro avião e as várias perguntas sem resposta, assim como os diversos personagens que ainda irão se cruzar lembram "Lost". Os vampiros e os personagens como Abraham Setrakian e o piloto Redfern, são homenagens ao clássico "Drácula", assim com o medo dos zumbis em relação a luz do dia, sem contar as balas e facas de prata que brincam com o mito do "Lobisomem". A última inspiração vem da sensacional "The Walking Dead", ao criar uma epidemia e explorar cenas de ação recheadas de sangue e violência.

Até o momento "The Strain" é uma promessa, tem pontos altos como os personagens dos ótimos David Bradley e Kevin Durand, a narrativa ágil e o potencial do desenrolar do trama. A série ainda falha em alguns furos do roteiro, nos clichês dos dramas familiares e em alguns personagens que ainda no mostraram o porquê de estarem na trama. Vale um registro negativo também para a peruca do bom ator Corey Stoll.

Na segunda temporada descobriremos se a série tem história para se tornar um bom filhote de "The Walking Dead" ou se será uma enganação ao estilo "Heroes" e "The Event".

2 comentários:

Anônimo disse...

O 12º episódio da 2ª temporada de THE STRAIN já foi uma enfadonha encheção de linguiça.
Daqui pra frente a série passa a se chamar À PROCURA DO LIVRO PERDIDO...

(...Achei o livro. Perdi o livro. Achei de novo. Perdi de novo. O livro tá com fulano. O livro tá sicrano. Peguei o livro. Me roubaram o livro...)

Falhazinha de roteiro: Ainda não ocorreu a nossos bravos heróis tornar pública a participação de Eldritch Palmer na conspiração vampiresca?

Hugo disse...

Anônimo - Ainda não assisti o último episódio da segunda temporada, mas concordo que o roteiro não é dos melhores. A série se sustenta pela correria, as cenas de ação e os efeitos especiais.

Abraço