terça-feira, 24 de março de 2015

Assassinato a Sangue Frio

Assassinato a Sangue Frio (The Onion Field, EUA, 1979) – Nota 7
Direção – Harold Becker
Elenco – John Savage, James Woods, Franklyn Seales, Ted Danson, Ronny Cox, David Huffman, Christopher Lloyd, Dianne Hull.

Los Angeles, 1963. Numa determinada noite, uma dupla de detetives (John Savage e Ted Danson) intercepta um carro com dois suspeitos (James Woods e Franklyn Seales) para averiguação. Os policiais são surpreendidos e sequestrados pelos bandidos, que os levam para a zona rural, especificamente para uma plantação de cebolas (o “Onion Field” do título original). Um dos policiais é assassinado com vários tiros, enquanto o outro consegue fugir. Na mesma noite os assassinos são presos, dando início a um processo judicial que se arrastará por anos. 

O longa é baseado numa história real descrita em um livro do ex-policial Joseph Wambaugh, que assina também o roteiro. Diferente de uma trama policial comum, este longa foca nas consequências do ocorrido naquela noite, tanto na vida do policial, que sofre pela falta de apoio dos superiores e por sentir-se culpado pela morte do colega, quanto na luta dos assassinos para escaparem do corredor da morte. 

Hoje o filme se mostra um pouco irregular na narrativa, mas ainda vale pelo conteúdo, que coloca em discussão as falhas do sistema judicial americano. 

Finalizando, é interessante ver James Woods e Ted Danson ainda bem jovens, além do então astro John Savage ("O Franco Atirador"), que desde os anos noventa está relegado a pequenos papéis e trabalhos em filmes de baixo orçamento.  

Nenhum comentário: