quinta-feira, 5 de março de 2015

Silverado

Silverado (Silverado, EUA, 1985) – Nota 8
Direção – Lawrence Kasdan
Elenco – Kevin Kine, Scott Glenn, Kevin Costner, Danny Glover, Brian Dennehy, John Cleese, Todd Allen, Rosanna Arquette, Jeff Goldblum, Linda Hunt, Joe Seneca, Ray Baker, James Gammon, Lynn Whitfield, Jeff Fahey, Jake Kasdan, Richard Jenkins, Earl Hindman, Thomas Wilson Brown.

Em 1985, o gênero western havia praticamente desaparecido das telas. Naquele ano, Clint Eastwood se arriscou no competente “Cavaleiro Solitário”, mas quem mostrou que o gênero ainda poderia render grandes filmes, foi Lawrence Kasdan com este divertido “Silverado”. 

De um modo criativo, Kasdan utiliza citações de clássicos e todos os clichês possíveis para homenagear o gênero. Na sequência inicial, o pistoleiro Emmett (Scott Glenn) mata alguns bandidos com tranquilidade, para em seguida reencontrar num local isolado no deserto, seu amigo Padden (Kevin Kline), um pistoleiro aposentado que ele convida para segui-lo até a cidade de Silverado, onde seu irmão maluco Jake (Kevin Costner) o espera. 

Na pequena cidade dominada por fazendeiros que exploram os colonos, logo eles entram em conflito com os pistoleiros contratados pelos donos de terras e com um xerife corrupto (Brian Dennehy). Ao trio, se junta o solitário Mal (Danny Glover), um negro tratado com preconceito pela população. 

A trama é simples, porém o filme é valorizado pela bela fotografia, pelas boas cenas de tiroteios e o ótimo elenco. Além dos personagens citados, vale destacar as participações de Rosanna Arquette como uma pequena fazendeira que tenta sobreviver em meio a uma sociedade de homens, John Cleese como outro xerife e pequenos papéis para Jeff Goldblum, para o veterano Joe Seneca, para a baixinha Linda Hunt como a dona do saloon e para mal encarado Jeff Fahey como outro pistoleiro. 

Como curiosidade, Lawrence Kasdan excluiu o personagem de Kevin Costner da montagem final de “O Reencontro”, filme anterior do diretor e por este motivo prometeu que daria ao ator um bom papel em seu próximo trabalho, que foi este “Silverado”. Apesar de se destacar, Costner ficaria famoso apenas dois anos depois com “Os Intocáveis” de Brian DePalma.

2 comentários:

Red Dust disse...

Fora da época dos grandes westerns, é um dos melhores do género com uma história certeira e ritmo a acompanhar da melhor forma o argumento.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - É um ótimo western que tentou resgatar o gênero na época.

Abraço