sábado, 28 de março de 2015

Prometheus

Prometheus (Prometheus, EUA, 2012) – Nota 7,5
Direçõ – Ridley Scott
Elenco – Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Guy Pearce, Logan Marshall Green, Sean Harris, Rafe Spall, Emun Elliott, Benedict Wong, Kate Dickie.

Durante uma escavação, o casal de cientistas Elizabeth (Noomi Rapace) e Charlie (Logan Marshall Green), descobre vestígios de que a Terra fora visitada por povos de outros planetas na antiguidade. Em seguida, o filme pula para 2093, quando o casal está hibernando a bordo da nave Prometheus com destino à lua LV-223, local onde possivelmente os visitantes alienígenas vivem. 

A expedição foi patrocinada pelo milionário Peter Weyland (Guy Pearce, irreconhecível debaixo de uma maquiagem pesada), sendo comandada pela executiva Meredith Vickers (Charlize Theron), com auxílio de um robô quase humano chamado David (Michael Fassbender). Para os cientistas, o objetivo da expedição é entrar em contato com aqueles que seriam nossos criadores, enquanto a fria executiva pensa no investimento que foi feito. Além de uma tripulação eclética, no meio desta disputa está o robô David, que tem planos diferentes sobre a expedição. 

O longa é um prequel do clássico “Alien, o 8º Passageiro”. dirigido pelo próprio responsável pelo original, o inglês Ridley Scott. Esperado com ansiedade pelos fãs, o longa rendeu apenas críticas razoáveis em virtude de vários fatores. 

O filme tem uma boa premissa, mas é inferior ao original, inclusive na questão do elenco. Se Michael Fassbender e Charlize Theron estão bem, a protagonista sueca Noomi Rapace é quase uma cópia da Ripley de Sigourney Weaver, porém sem o carisma da atriz americana. 

O roteiro é interessante, mas peca em alguns momentos ao deixar perguntas no ar, provavelmente pensando em ser o início de uma nova franquia e ter outras histórias para explorar. A parte técnica é competente, com os aliens aparecendo em diversas formas, sempre assustadores. As cenas de ação são tensas, tendo como deslize apenas a exagerada sequência da cirurgia. 

Sem grandes surpresas, o filme diverte os fãs do gênero.

4 comentários:

bruno knott disse...

não esperava muita coisa quando fui ao cinema assistir a prometheus, mas sai da sala bem empolgado.

particularmente, acredito que noomi rapace fez um excelente trabalho.

Pedrita disse...

eu gostei desse filme mas concordo é esquisito em alguns momentos. comentei sobre ele aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2013/05/prometheus.html beijos, pedrita

Hugo disse...

Bruno - Vi Noomi Rapace muito parecido com a personagem Ripley de Sigourney Weaver. Faltou originalidade nesta escolha.

Pedrita - O filme é divertido, mas ficou aquém do esperado.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Vi todos os filmes de Predador e quase todos de Alien. Mas esse ainda não.
Tenho que me atualizar!rs