sexta-feira, 20 de março de 2015

I Am Slave

I Am Slave (I Am Slave, Inglaterra, 2010) – Nota 6,5
Direção – Gabriel Range
Elenco – Wunmi Mosaku, Isaach De Bankolé, Lubna Azabal, Igal Naor, Hiam Abass, Nonso Anozie.

Uma vila no Sudão é atacada por mercenários que matam vários moradores e sequestram diversas crianças para serem vendidas como escravas. Entre as crianças sequestradas está Malia, filha do campeão de lutas da vila (Isaach De Bankolé) e considerada uma espécie de princesa do local. Desesperado, o pai tenta seguir o rastro dos mercenários para encontrar a filha. Em paralelo, a narrativa avança seis anos e mostra Malia (Wunmi Mosaku) já adulta e vivendo como escrava doméstica em Londres para uma família de origem árabe. 

Baseado na história real de uma refugiada do Sudão que foi mantida como escrava por seis anos, este drama pesado e ao mesmo tempo sensível, recria a saga da jovem pela liberdade, mostrando o sequestro, passando pelo tempo vivido como escrava de uma família em um país árabe não identificado, até ser levada para Londres onde sonha diariamente em fugir dos novos donos. 

Vale destacar a sensível interpretação da nigeriana Wunmi Mosaku, que com seu olhar desemparado e poucas palavras, passa todo o sofrimento que sua personagem sente. 

Um dos produtores do longa é o ator marfinense Isaach De Bankolé, que interpreta o pai da jovem e que tem uma vasta carreira internacional, tendo trabalhado quatro vezes com o diretor cult Jim Jarmusch e uma pequena participação em “007 – Cassino Royale”. 

Os créditos finais citam que apenas na Inglaterra são estimados mais de cinco mil imigrantes vivendo como escravos, assim como o tráfico humano infelizmente ainda é algo comum em algumas regiões da África.

Nenhum comentário: