sábado, 7 de março de 2015

Harry Brown

Harry Brown (Harry Brown, Inglaterra, 2008) – Nota 7,5
Direção – Daniel Barber
Elenco – Michael Caine, Emily Mortimer, Charlie Creed Miles, David Bradley, Iain Glen, Liam Cunningham, Ben Drew, Sean Harris, Jack O’Connell.

Harry Brown (Michael Caine) é um militar aposentado que vive em um condomínio de classe baixa em um bairro de Londres dominado por traficantes. Harry divide seu tempo entre visitar a esposa no hospital e jogar xadrez com o amigo Leonard (David Bradley). 

No mesmo dia em que sua esposa morre, Harry é procurado por Leonard, que pede ajuda. Ele diz estar sendo perseguido por jovens traficantes que infernizam sua vida. Para se defender, Leonard carrega uma adaga. Harry tenta sem sucesso fazer o amigo procurar a polícia. No dia seguinte, uma dupla de detetives (Emily Mortimer e Charlie Creed Miles) procura Harry para avisá-lo que seu amigo fora espancado e morto. Sem acreditar na justiça, o velho militar decide eliminar os traficantes por conta própria. 

Com um pé no clássico “Desejo de Matar”, esta produção inglesa coloca o veterano Michael Caine como um justiceiro com problemas de saúde e desajeitado. Apesar de trágico, o roteiro é inteligente ao criar um personagem que não tem nada mais a perder na vida e que decide limpar seu bairro na base da violência. 

A trama tem alguns desdobramentos interessantes, como a forma arrogante com que os jovens traficantes enfrentam os policiais no interrogatório e a politicagem do chefe de polícia. 

Como é habitual, vale destacar a sempre sóbria interpretação de Michael Caine.

2 comentários:

Red Dust disse...

Um argumento sólido e hábil. E Caine, como sempre, é uma mais valia.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - Sem dúvida, Caine é um grande ator.

Abraço