sábado, 14 de março de 2015

Muito Mais Que um Crime

Muito Mais Que um Crime (Music Box, EUA, 1989) – Nota 7,5
Direção – Costa Gavras
Elenco – Jessica Lange, Armin Mueller Stahl, Frederic Forrest, Donald Moffat, Lukas Haas, Michael Rooker, Cheryl Lynn Bruce.

Após quase quatro décadas morando nos Estados Unidos, o imigrante húngaro Michael Laszlo (Armin Muller Stahl) é acusado pelo governo americano de ser um criminoso de guerra. As provas indicam que Laszlo foi um oficial da polícia húngara, que durante a Segunda Guerra apoiou os nazistas perseguindo, torturando e matando judeus, ciganos e comunistas. 

A filha de Laszlo, a advogada Ann (Jessica Lange), acredita que o governo esteja acusando o homem errado, confundindo seu pai com algum homônimo. A pedido do pai, ela mesmo aceita defendê-lo, porém assim que começa o julgamento e várias pessoas testemunham contra o velho Laszlo, Ann passa a questionar qual a verdadeira história de vida do pai. 

O roteiro de Joe Eszterhas, que havia escrito “Atraiçoados” um ano antes também para Costa Gavras e que ficaria famoso pouco tempo depois pelo roteiro de “Instinto Selvagem”, é vagamente inspirado na vida de um criminoso de guerra russo que fugiu para os Estados Unidos, levou uma vida normal por décadas até ser descoberto nos anos oitenta. 

Mesmo sem grandes surpresas, a narrativa prende a atenção pela força da história e tem como um dos pontos altos os relatos das vítimas que sobreviveram as torturas. 

Também vale destacar a direção sempre segura de Costa Gavras, especialista em filmes políticos e a atuação da dupla principal. Consta que Walter Matthau e Kirk Douglas queriam o papel de Laszlo, que acabou nas mãos do ótimo Armin Mueller Stahl, que cria o velho sujeito que trata a família com carinho, ao mesmo tempo em que nega com veemência as acusações. A sensível atuação de Jessica Lange rendeu uma merecida indicação ao Oscar. 

2 comentários:

Red Dust disse...

Um filme muito bem construído, com um argumento engenhoso e uma das melhores interpretações de Jessica Lange.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - Gosto muito dos trabalhos de Costa Gavras.

Abraço