domingo, 15 de março de 2015

The Edukators

The Edukators (Die Fetten Jahre Sind Vorbei, Alemanha / Áustria, 2004) – Nota 7,5
Direção – Hans Weingartner
Elenco – Daniel Bruhl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaussner.

Em Berlin, os amigos Jan (Daniel Bruhl) e Peter (Stipe Erceg) são ativistas contra o capitalismo que protestam de uma forma inusitada. A dupla invade mansões durante a noite quando os moradores não estão em casa. Os amigos não tem interesse em roubar, ele apenas mudam móveis e objetos de lugares. O objetivo é assustar a elite, criando insegurança na aparente vida perfeita destas pessoas. 

Quando Peter precisa viajar, ele pede para Jan ajudar sua namorada Jule (Julia Jenstch) em uma mudança. Por sentir-se atraído pela garota, Jan conta o segredo das invasões para Jule, que vê a chance de se vingar de um milionário que arruinou sua vida. Uma surpresa durante a invasão mudará para sempre a vida dos envolvidos. 

O roteiro escrito pelo diretor Weingartner em parceria com Katharina Held faz ao mesmo tempo uma crítica à ganância capitalista e a ingenuidade dos jovens revolucionários. O ponto principal são os vários diálogos que colocam estas questões em discussão, com destaque para a conversa entre os jovens e o empresário milionário (Burghart Klaussner). A sequência compara as atitudes dos jovens rebeldes da atualidade, com aqueles que durante anos sessenta queriam mudar o mudo, mas que com o passar do tempo foram absorvidos pelo sistema. 

Uma pequena reviravolta que ocorre na parte final se mostra uma escolha correta do diretor, por se casar perfeitamente com a proposta do filme.    

2 comentários:

Pedrita disse...

eu gosto muito desse filme beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Tb gostei.

Beijos