quarta-feira, 18 de março de 2015

Contra Todos

Contra Todos (Brasil, 2004) – Nota 7
Direção – Roberto Moreira
Elenco – Leona Cavalli, Silvia Lourenço, Giulio Lopes, Ailton Graça, Martha Meola, Dionísio Neto, Ismael de Araújo.

Em um bairro da periferia de São Paulo vive Teodoro (Giulio Lopes), sua esposa Cláudia (Leona Cavalli) e a filha de seu casamento anterior, a jovem Soninha (Silvia Lourenço). Por trás da família simples se escondem vários segredos. 

Teodoro aparenta ser um sujeito religioso, porém é amante de uma colega de igreja (Martha Meola) e tem como profissão ser um matador de aluguel, trabalhando com o parceiro Waldomiro (Ailton Graça). A insatisfeita Cláudia também tem um amante (Ismael de Araújo) e a filha Soninha deseja seduzir Waldomiro. Esta ciranda de mentiras e traições segue para um desfecho trágico. 

O roteiro do próprio diretor Roberto Moreira não poupa personagem algum, todos são culpados de algo. A crítica atinge ainda o estilo de vida da classe média baixa, a hipocrisia religiosa e a violência na periferia. 

É um filme seco, quase cru, com cenas fortes, nudez e personagens que não passam empatia alguma ao público. O único que chega próximo disso é Waldomiro, mesmo estando longe de ser uma pessoa confiável. 

As atuações aumentam a sensação de falta de valores. Teodoro é um sujeito frio, Cláudia é a suburbana falsa e a filha Soninha a adolescente rebelde. 

O resultado é um filme pesado, que deixa o espectador incomodado ao final da sessão.

Nenhum comentário: