terça-feira, 1 de março de 2022

Roxanne & Fluentes no Amor

 

  

Roxanne (Roxanne, EUA, 1987) – Nota 6,5
Direção – Fred Schepisi
Elenco – Steve Martin, Daryl Hannah, Shelley Duvall, Rick Rossovich, Michael J. Pollard, John Kapelos, Fred Willard, Damon Wayans.

C.D. Bales (Steve Martin) é um bombeiro que se apaixona pela jovem Roxanne (Daryl Hannah), que se mudou a pouco tempo para a cidade. Complexado por ter um nariz enorme, Bales não tem coragem de se declarar a garota. A situação fica mais confusa quando seu colega de trabalho Chris (Rick Rossovich) pede ajuda para conquistar Roxanne. Bales começar a escrever cartas para a jovem como se fosse o seu amigo. 

Esta versão moderna de Cyrano de Bergerac se apoia nas piadas de Steve Martin que estava no auge da carreira na época. A narrativa intercala momentos engraçados com outros que resultam em um drama leve sobre frustração amorosa. É basicamente uma história clássica transformada em sessão da tarde.

Fluentes no Amor (Old Boys, Inglaterra / Suécia, 2018) – Nota 5,5
Direção – Toby MacDonald
Elenco – Alex Lawther, Jonah Hauer King, Pauline Etienne, Denis Ménochet, Joshua McGuire, Nicholas Rowe.

Amberson (Alex Lawther) é aluno de um colégio inglês que cultiva tradições como um jogo que parece uma versão medieval do Rugby. Deslocado em relação as estas tradições, Amberson faz amizade com a jovem Agnes (Pauline Ettiene) que é filha do novo professor de francês (Denis Ménochet). Mesmo apaixonado por Agnes, Amberson aceita ajudar seu amigo Winchester (Jonah Hauer King) ao escrever poemas para garota em nome do rapaz. 

Esta versão adolescente do clássico da literatura “Cyrano de Bergerac” passa longe de empolgar. Além da previsibilidade por ser uma história amplamente conhecida, em momento algum a narrativa decola, faltando ainda carisma para o elenco, com exceção da boa atuação de Alex Lawther.

Nenhum comentário: