quarta-feira, 23 de março de 2022

Fear City: New York vs. the Mafia

 


Fear City: New York vs. the Mafia (Fear City: New York vs. the Mafia, EUA, 2020) – Nota 7
Direção – Sam Hobkison
Documentário

No final dos anos setenta, Nova York sofria com um alto índice de criminalidade e com a cidade dividida em regiões em poder de cinco famílias mafiosas que extorquiam comerciantes, serviços e empresas. 

Neste contexto, surge a ideia das autoridades utilizarem uma lei chamada RICO, que fora criada anos antes para combater crimes financeiros, mas nunca utilizada com mafiosos. A ideia dá início a uma gigantesca investigação que levou os chefões da Máfia ao banco dos réus. 

Este documentário dividido em três episódios detalha as táticas utilizadas pela polícia e o FBI na investigação através de depoimentos dos envolvidos, inclusive de dois ex-mafiosos que cumpriram pena. 

Vemos ainda uma pequena biografia dos cinco chefões da Máfia e a forma como eles lidavam com os negócios e com os inimigos, muito disso através de fotos, imagens e gravações de conversas que foram utilizadas como provas no tribunal. 

Vale citar que o sucesso desta investigação abriu caminho para Rudolph Giuliani, então Promotor de Justiça de Nova York, se eleger prefeito da cidade nos anos noventa. 

É um documentário para quem tem curiosidade sobre o assunto.

Nenhum comentário: