quinta-feira, 24 de março de 2022

The Father

 


The Father (Bashtata, Bulgária / Grécia, 2019) – Nota 6,5
Direção – Kristina Grozeva & Petar Valchanov
Elenco – Ivan Barnev, Ivan Savov.

Pavel (Ivan Barnev) volta para o enterro da mãe em sua cidade natal no interior da Bulgária. Seu pai Vasil (Ivan Savov) é um excêntrico pintor acostumado a atitudes incomuns. 

Um determinado fato junto com o luto faz Vasil acreditar que sua esposa deseja se comunicar com ele. Mesmo a contragosto, Pavel aceita acompanhar o pai na busca por respostas, que ele acredita que encontrará com um médium da região. 

Este inusitado longa explora como tema principal a difícil relação entre pai e filho, principalmente quando as diferenças de personalidade e a forma de ver o mundo são muito grandes. 

Ao mesmo tempo em que várias sequência flertam com a comédia pelo absurdo da situação, o roteiro ainda insere pitadas de crítica ao comunismo que predominou na Bulgária por muitos anos, causando sofrimento e consequências até os dias atuais, tendo como exemplo a sequência na delegacia. 

Enquanto nos países ocidentais vemos jovens acreditando cegamente no socialismo e comunismo, o cinema dos países do leste europeu que sofreram com isso entregam todos os anos filmes mostrando os absurdos e as atrocidades deste sistema político.

Nenhum comentário: