domingo, 13 de março de 2022

Busca na Tormenta & Prova de Redenção

 


Busca na Tormenta (The Search, França / Geórgia, 2014) – Nota 6
Direção – Michel Hazanavicius
Elenco – Bérénice Bejo, Annette Bening, Maksim Emelyanov, Abdul Khalim Mamutsiev, Zukhra Duishvili.

Durante a invasão russa na Chechênia em 1999, o garoto Hadji (Abdul Khalim Mamutsiev) consegue salvar o irmão bebê o deixando na casa de uma família, mas se perde da irmã mais velha (Zukhra Duishvili) que sobreviveu após testemunhar ao pais serem executados. 

Hadji segue em direção a uma cidade grande, local onde cruza o caminho de Carole (Berenice Bejo), que trabalha com direitos humanos na ONU e que se apega ao garoto, enquanto a irmã o procura em vários locais. 

Uma narrativa em paralelo segue o caminho do jovem russo Kolia (Maksim Emelyanov), que após ser preso por um pequeno delito é obrigado a se alistar no exército para escapar da cadeia. 

Este drama que utiliza o fato real da guerra como ponto de partida peca ao criar algumas soluções fáceis para situações extremamente complexas, inclusive a coincidência no final. 

A mensagem sobre o lado bom que uma criança desperta em um adulto sem filhos é bastante positiva, porém falta algo na interpretação de Bérénice Bejo. Em momento algum ela demonstra emoção real, diferente do garoto que vive o pequeno Hadji de forma espontânea. A narrativa do jovem soldado também parece destoar da proposta inicial. 

É um filme que segue uma fórmula batida, agradando quem deseja emoção fácil sem grande profundidade.

Prova de Redenção (Twice Born, Itália / Espanha, 2012) – Nota 5,5
Direção – Sergio Castellitto
Elenco – Penélope Cruz, Emile Hirsch, Adnan Haskovic, Saadet Aksoy, Pietro Castellitto, Mira Furlan, Jovan Divjak, Jane Birkin. Branko Djuric, Sergio Castellitto.

A italiana Gemma (Penélope Cruz) decide viajar para Saravejo na hoje Sérvia após receber um telefonema de seu antigo amigo Gojko (Adnan Haskovic). Gemma leva seu filho adolescente Pietro (Pietro Castellitto) com o objetivo de mostrar ao garoto o local onde ele nasceu em 1992 durante a Guerra dos Balcãs, mas também deseja reviver as lembranças de seu romance com o fotógrafo americano Diego (Emile Hirsch), que é o pai biológico do garoto. 

Dividido em duas narrativas paralelas, uma que vai de 1984 a 1992 e a segunda em 2008, este longa detalha uma história de amor com paixão, desilusões, dramas e frustrações ao estilo de um novelão. Várias situações e diálogos beiram o dramalhão, até mesmo nas sequências da guerra. O motivo que dá início a crise na relação do casal de protagonistas também é típico das novelas. 

A produção caprichada esconde este conteúdo vazio que pode agradar apenas aos fãs inveterados de romances dramáticos.

Nenhum comentário: