sábado, 26 de março de 2022

A Revolução Silenciosa

 


A Revolução Silenciosa (Das Schweigende Klassenzimmer, Alemanha, 2018) – Nota 8
Direção – Lars Kraume
Elenco – Leonard Scheicher, Tom Gramenz, Lena Klenke, Isaiah Michalski, Jonas Dassler, Ronaldo Zehrfeld, Florian Lukas, Jordis Triebel, Burghart Klaussner, Michael Gwisdek, Carina Wiese.

Berlim Oriental, 1956. No colégio de uma pequena cidade, alunos de uma classe ficam sabendo sobre a tentativa do povo húngaro em expulsar o exército soviético que dominava o país desde o final da Segunda Guerra. 

Como protesto, eles decidem fazer dois minutos de silencio na aula, o que dá início a uma série de situações que mudarão para sempre a vida dos envolvidos e seus familiares. 

Este é mais um ótimo longa que detalha outra história real sobre como os países que foram dominados por socialistas e comunistas criaram um bizarro mundo de opressão e perseguição a quem ousasse fazer qualquer tipo de questionamento contra a ideologia do Estado. 

O roteiro que é baseado em um livro, mostra como a questão da doutrinação de crianças e adolescentes era primordial para um Estado opressor manter as novas gerações caladas através do medo. 

Vale citar que esta história real ocorreu cinco anos antes da construção do muro de Berlim, que separou de vez as duas Alemanhas, fato que fez com que milhares de pessoas ficassem décadas sem ver familiares e amigos.

Nenhum comentário: