quarta-feira, 30 de março de 2022

A Lenda do Cavaleiro Verde

 


A Lenda do Cavaleiro Verde (The Green Knight, Irlanda / Canadá / EUA / Inglaterra, 2021) – Nota 5,5
Direção – David Lowery
Elenco – Dev Patel, Alicia Vikander, Joel Edgderton, Sarita Choudhury, Sean Harris, Kate Dickie, Ralph Ineson, Barry Keoghan, Anais Rizzo.

Na Idade Média, Gawain (Dev Patel) é o sobrinho do rei (Sean Harris), que ao invés de ser um cavaleiro corajoso prefere levar uma vida boêmia. Tudo muda quanto um enigmático Cavaleiro Verde (Ralph Ineson) adentra uma festa do rei e faz um desafio, que o inseguro Gawain toma à frente para mostrar seu valor. A atitude do jovem o obrigará a enfrentar um desafio ainda maior um ano depois, em uma saga em busca da honra. 

A história baseada nos chamados “Contos e Lendas Arturianos” apresenta um enfoque e uma narrativa completamente diferentes dos filmes do gênero. Ao invés de ter um protagonista guerreiro, vemos um jovem que não sabe como enfrentar os desafios. O desenvolvimento da história em um ritmo lento e sequências que misturam fantasia e simbolismo resultam em uma narrativa cansativa. 

O diretor e roteirista David Lowery fez algo semelhante com o gênero terror em “A Ghost Story”, porém de uma forma mais interessante, mesmo para o público que não está acostumado ao estilo. Aqui somente os fãs inveterados das histórias ligadas ao Rei Artur vão curtir.

Nenhum comentário: