sábado, 5 de março de 2022

A Cartada Final & Tudo Por um Segredo

 


A Cartada Final (The Score, EUA, 2001) – Nota 7
Direção – Frank Oz
Elenco – Robert De Niro, Edward Norton, Marlon Brando, Angela Bassett, Gary Farmer.

Nick (Robert De Niro) é um veterano ladrão especializado em grandes roubos que está praticamente “aposentado”. Ao receber uma proposta irrecusável de seu mentor Max (Marlon Brand), que é outro ladrão ainda mais veterano, Nick aceita o trabalho pensando em ser sua despedida do crime. Os problemas surgem quando ele descobre que terá como parceiro o jovem Jack (Edward Norton), que tem atitudes e forma de trabalhar completamente diferente. 

Este longa segue o estilo das tramas sobre roubos através de detalhes do plano, segredos e reviravoltas. Mesmo com a tensão crescente na parte na final, a ação fica em segundo plano, o ponto principal é o contexto da história com os conflitos entre os personagens. 

O grande destaque fica para o elenco que reuniu três astros de gerações diferentes, além de ter sido o último trabalho de Marlon Brando.

Tudo Por um Segredo (Welcome to Collinwood, EUA / Alemanha, 2002) – Nota 6
Direção – Anthony & Joe Russo
Elenco – Sam Rockwell, William H. Macy, Isaiah Washington, Michael Jeter, Patricia Clarkson, Andrew Davoli, Luis Guzman, Jennifer Esposito, Gabrielle Union, George Clooney, John Buck Jr..

Um ladrão de carros (Luiz Guzman) é preso após um roubo malsucedido. Na cadeia, seu companheiro de cela que cumpre prisão perpétua dá a dica para um assalto que renderia uma fortuna. Desesperado para sair da prisão, o sujeito pede para sua namorada (Patricia Clarkson) pagar outro bandido para confessar seu crime. A mulher termina contando sobre o roubo para vários bandidos vagabundos, que decidem eles mesmos levarem o plano adiante. 

Essa comédia tem como destaque os primeiros vinte minutos e a parte final quase com o mesmo tempo. A primeira parte serve de apresentação dos personagens, com suas manias a loucuras, chegando até divertida participação de um paranoico George Clooney. 

A parte final quando eles colocam o plano em ação e desencadeiam uma sequência de absurdos também é engraçada. O problema é o “recheio da história” que perde tempo com situações bobas e dois romances que não convencem. 

Entre os personagens malucos, destaque para o citado George Clooney e para o falecido Michael Jeter.

Nenhum comentário: