quarta-feira, 9 de março de 2022

O Céu é de Verdade & Nove Dias

 


O Céu é de Verdade (Heaven is For Real, EUA, 2014) – Nota 6
Direção – Randall Wallace
Elenco – Greg Kinnear, Kelly Reilly, Thomas Haden Church, Connor Corum, Lane Styles, Margo Martindale, Jacob Vargas, Thanya Romero.

Todd Burpo (Greg Kinnear) é o pastor de uma igreja em uma pequena cidade americana. Quando seu filho de quatro anos Colton (Connor Corum) tem um sério problema de saúde e se recupera após uma cirurgia, Todd tem suas crenças colocadas em cheque. O pequeno Colton diz que saiu do corpo durante a cirurgia e foi para o céu. O fato muda a vida da família, que inclui a mãe (Kelly Reilly) e uma irmã (Lane Styles). 

Baseado em uma história real, este longa coloca em discussão a questão da crença na vida após a morte. A sinceridade com que o garoto conta sua história, além de detalhes que seriam impossíveis ele saber faz com que a família e o espectador pensem muito sobre o tema. 

A narrativa lembra as produções para tv ao estilo Hallmark, principalmente nas sequências dramáticas. Destaque para a interpretação espontânea do garotinho Connor Corum, que por sinal não seguiu carreira.

Nove Dias (Nine Days, EUA, 2021) – Nota 5,5
Direção – Edson Oda
Elenco – Winston Duke, Benedict Wong, Zazie Beets, Bill Skarsgard, Tony Hale, Perry Smith.

Will (Winston Duke) observa através de fitas VHS em velhas tvs a vida de nove pessoas, que na verdade são almas que ele está analisando se podem reencarnar para viver na Terra. É como se a casa de Will fosse uma espécie de limbo. Em complemento aos vídeos, Will entrevista e conversa com cada uma delas, tentando tirar o máximo de informações sobre seus sentimentos, desejos e caráter. 

A premissa do roteiro escrito pelo diretor Edson Oda é muito interessante ao colocar em debate a questão da reencarnação e a crença no espiritismo. O grande problema é que a narrativa é muito lenta e os diálogos são vazios, resultando em uma obra extremamente chata, indicada apenas para quem é fã incondicional do tema.

Nenhum comentário: