sexta-feira, 28 de agosto de 2020

ZeroZeroZero

 


ZeroZeroZero (ZeroZeroZero, Itália, 2019) – Nota 9
Direção – Stefano Sollima, Janus Metz e Pablo Trapero
Elenco – Andrea Riseborough, Dane DeHaan, Giuseppe De Domenico, Harold Torres, Adriano Chiaramida, Gabriel Byrne, Diego Cataño, Claudia Pineda, Francisco Colella.

Baseado em história de Roberto Saviano, criador das tramas de “Gomorra” e “Piranhas”, esta série em oito episódios detalha como funciona a negociação e o transporte de um carregamento de drogas que é levado do México até a Itália. 

Com episódios dirigidos pelo italiano Stefano Sollima, o dinamarquês Janus Metz e o argentino Pablo Trapero, a série intercala três narrativas que convergem em determinados momentos. 

Em Monterrey no México, um cartel que vendeu uma enorme quantidade de drogas não percebe o crescimento e a ambição do militar Miguel (Harold Torres), que inicia sua escalada ao poder. 

Na região da Calábria no interior da Itália, o veterano chefão Don Minu (Adriano Chiaramida) espera a chegada do carregamento para suprir as necessidades dos parceiros, enquanto precisa lidar com a provável traição do neto Stefano (Giuseppe De Domenico). 

Em Nova Orleans estão os intermediários da negociação e responsáveis por fazer o carregamento chegar ao destino. Edward Lynwood (Gabriel Byrne) e seus filhos Emma (Andrea Riseborogouh) e Chris (Dane DeHaan) precisam lidar com assassinos e corruptos para cumprir o prometido. 

Esta ótima série é repleta de pontos positivos. O principal é o roteiro que consegue detalhar sem ser didático como funciona o mundo das drogas em locais e culturas extremamente distintas. 

A violência extrema dos cartéis mexicanos e a traições entre assassinos na máfia italiana são formas de dominação diferentes porém com o mesmo objetivo. 

Os episódios na África mostram uma terceira via de violência e da corrupção, neste caso inserindo ainda a questão religiosa. 

A série entrega ainda boas sequências de ação e suspense, subtramas interessantes e ótimas locações em várias partes do mundo. Para quem gosta do gênero, a série é uma ótima opção.

Nenhum comentário: