sábado, 15 de agosto de 2020

O Anjo do Mossad

 


O Anjo do Mossad (The Angel, Israel / EUA, 2018) – Nota 7
Direção – Ariel Vromen
Elenco – Marwan Kenzari, Toby Kebbell, Hannah Ware, Sasson Gabai, Waleed Zuaiter, Tsahi Halevi, Maisa Abd Elhadi, Ori Pfeffer, Miki Leon.

Final dos anos sessenta. Ashraf Marwan (Marwan Kenzari) é genro do presidente do Egito Gamal Abdel Nasser (Waleed Zuaiter). Tratado com desprezo pelo sogro, ele decide passar informações secretas para Israel, porém é ignorado. 

Quando o presidente morre subitamente, sendo sucedido por Anwar Sadat (Sasson Gabai), Ashraf consegue se tornar Ministro. O fato faz com que o serviço secreto de Israel, o Mossad, pressione Ashraf a entregar os segredos prometidos. 

Baseado em uma complexa história real, este longa explora a disputa entre Egito e Israel por territórios ocupados pelo segundo após este vencer a Guerra dos Seis Dias em 1967, além da própria disputa por poder no Egito após a morte do presidente Nasser. 

A narrativa é agradável, intercalando sequências de suspense com outras de maquinações políticas. O filme peca um pouco no desenvolvimento do protagonista, que em alguns momentos parece inseguro e em outros toma atitudes arriscadas demais. A pequena surpresa no final deixa claro a importância que o personagem teve no conflito. 

É um bom filme, indicado para quem gosta de obras sobre espionagem.

Nenhum comentário: