sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O Gênio do Crime & Entre Dois Fogos

 


O Gênio do Crime (The Amazing Dr. Clitterhouse, EUA, 1938) – Nota 7,5
Direção – Anatole Litvak
Elenco – Edward G. Robinson, Claire Trevor, Humphrey Bogart, Allen Jenkins, Donald Crisp, Gale Page.

Em Nova York, o renomado Dr. Clitterhouse (Edward G. Robinson) é um estudioso em criminologia que decide cometer roubos elaborados para comprovar sua pesquisa. Após alguns roubos aparentemente perfeitos, ele se aproxima de uma quadrilha de ladrões para colocar em prática um golpe maior e assim conseguir dados para finalizar seu estudo. 

A grande surpresa deste longa dirigido pelo russo Anatole Litvak (“A Noite dos Generais” e “Uma Vida Por Um Fio”) é a utilização da psicologia para analisar criminosos em uma época que este tipo de estudo praticamente não existia. 

A forma como o protagonista coleta dados e analisa as reações dos integrantes da quadrilha é bastante curiosa, inclusive dando um nó na cabeça de outros personagens. 

Além do ótimo Edwarg G. Robinson, vale destacar Humphrey Bogart com o bandido que não confia no protagonista.

Entre Dois Fogos (Raw Deal, EUA, 1948) – Nota 7
Direção – Anthony Mann
Elenco – Dennis O’Keefe, Claire Trevor, Marsha Hunt, John Ireland, Raymond Burr.

Com a ajuda da namorada Pat (Claire Trevor), o condenado Joe Sullivan (Dennis O’Keefe) consegue fugir da cadeia. Surge um obstáculo no plano para chegar até San Francisco que faz o casal sequestrar a jovem advogada Ann (Marsha Hunt), que defendeu Joe em seu julgamento. O trio segue pela estrada tentando escapar da perseguição policial. 

Este longa policial B segue a cartilha dos filmes do gênero dá época, colocando um protagonista ligado ao submundo tentando recomeçar a vida. O diferencial está no triângulo amoroso entre o fugitivo e as duas mulheres, sendo a namorada mais madura e a jovem sequestrada um pouco ingênua. 

O filme tem boas cenas de ação levando em conta a época em que foi produzido, inclusive com uma perseguição de automóvel. As várias cenas noturnas também são destaque, outro ponto comum aos filmes do gênero.


Nenhum comentário: