sábado, 29 de agosto de 2020

O Universo no Olhar

 


O Universo no Olhar (I Origins, EUA, 2014) – Nota 7,5
Direção – Mike Cahill
Elenco – Michael Pitt, Brit Marling, Steven Yeun, Astrid Berges Frisbey.

Ian (Michael Pitt) é um cientista que desenvolve uma pesquisa sobre os “olhos”. Extremamente cético e acreditando somente em dados concretos, Ian se apaixona pela jovem Sofi (Astrid Berges Frisbey), que é uma pessoa que acredita em espiritualidade. 

Conforme sua pesquisa avança em parceria com Karen (Brit Marling) e o auxílio do amigo Kenny (Steve Yeun), Ian tenta conciliar a paixão por Sofi com suas diferenças de pensamento, que em determinado momento serão colocadas à prova. 

Escrito e dirigido por Mike Cahill, do cult “A Outra Terra”, este longa surpreende na medida em que a trama avança tomando rumos inesperados. Além de ser uma história de amor, outro ponto importante e o “confronto filosófico” entre fé e ciência. 

Se a ciência consegue reproduzir situações e criar soluções que podem se confundir com homens brincando de Deus, por outro lado o roteiro faz o espectador e o protagonista terem que assimilar algo que não tem uma explicação lógica ou científica. 

Este é um tipo de filme diferente, daqueles que deixam o espectador pensando após a sessão. Vale citar que a atriz Brit Marling é conhecida por trabalhar em poucos projetos, sempre em filmes e séries com temáticas que fogem do lugar comum.

Nenhum comentário: