segunda-feira, 17 de agosto de 2020

O Alvo & Sobrevivendo ao Jogo

 


O Alvo (Hard Target, EUA, 1993) – Nota 7
Direção – John Woo
Elenco – Jean Claude Van Damme, Lance Henriksen, Yancy Butler, Arnold Vosloo, Wilford Brimley, Kasi Lemmons.

Ao descobrir que seu pai desapareceu, a advogada Natasha (Yancy Butler) busca informações no cais de New Orleans onde ele trabalhava. Com muito custo, ela convence o estivador Chance (Jean Claude Van Damme) a ajudá-la na busca. As pistas levam a dupla até um empresário (Lance Henriksen) que organiza caçadas para milionários tendo como alvos moradores de ruas e veteranos do Vietnã. 

Este competente filme de ação marcou a estreia do diretor John Woo no mercado americano. Woo vinha de uma sequência de filmes de ação sensacionais rodados em Hong Kong e protagonizados por Chow Yun Fat. 

Este “O Alvo” não chega a ser espetacular como suas obras anteriores, mas mesmo assim Woo entrega ótimas sequências de ação, várias delas com sua habitual câmera lenta. 

Destaque para Van Damme então no auge do carreira.

Sobrevivendo ao Jogo (Surviving the Game, EUA, 1994) – Nota 6,5
Direção – Ernest Dickerson
Elenco – Ice T, Rutger Hauer, Charles S. Dutton, Gary Busey, John C. McGinley, F. Murray Abraham, William McNamara, Jeff Corey.

Jack Mason (Ice T) é um morador de rua que pensa em acabar com a própria vida após a morte de seu melhor amigo e também de seu cão. Antes de cometer a loucura, ele é interpelado por um sujeito (Charles S. Dutton) que diz trabalhar para uma espécie de ONG que auxilia moradores de rua. 

O homem oferece para Jack um emprego como auxiliar no seu trabalho de guiar caçadores pelas Montanhas Rochosas. Jack aceita o emprego sem saber que ele mesmo será o alvo da caça. 

Este longa explora uma premissa semelhante a “O Alvo” com Jean Claude Van Damme, ao colocar empresários caçando uma pessoa que é considerada descartável pela sociedade. A história é somente isso, sem grande surpresas. 

O ponto principal são as boas cenas de ação que exploram a região isolada e o elenco recheado de canastrões conhecidos.

Nenhum comentário: