segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Lamarca & Sargento Getúlio


Lamarca (Brasil, 1994) – Nota 7
Direção – Sergio Rezende
Elenco – Paulo Betti, Carla Camurati, Eliezer de Almeida, José de Abreu, Roberto Bomtempo, Deborah Evelyn, Ernani Moraes, Selton Mello, Enrique Diaz, Carlos Zara, Nelson Dantas.

Em 1971, no auge da repressão da ditadura militar no Brasil, o Capitão Carlos Lamarca (Paulo Betti) vive escondido após desertar e roubar um lote de armas do exército. Naquele momento, vários líderes guerrilheiros haviam sido assassinados, estavam presos ou exilados, porém Lamarca ainda acreditava que era possível vencer a revolução. 

Com o cerco dos militares chegando mais perto, Lamarca e sua amante Clara (Carla Camurati) seguem para Salvador para participar de um núcleo de resistência, sendo que enquanto Clara fica na cidade, Lamarca é levado para o interior da Bahia onde se esconde no sertão com a ajuda de Zequinha (Eliezer de Almeida), um morador local. Não demora para a polícia e o exército descobrirem o paradeiro de Lamarca e iniciar uma implacável caçada. 

O personagem de Lamarca se tornou um dos símbolos da história da luta contra a ditadura, sendo aqui representado de uma forma extremamente humana e até ingênua em alguns momentos por acreditar que poderia mudar o país, mesmo com o movimento a qual ele pertencia estando totalmente esfacelado. 

A escolha do diretor Sergio Rezende em intercalar a fuga de Lamarca com flashbacks que explicam porque o militar se transformou em terrorista foi um grande acerto, ficando claras suas motivações, ou melhor, frustrações com o que ele vivenciou no exército. 

O longa sofre um pouco pela falta de recursos, como na cena do suicídio e nos cenários simples, mas deve-se levar em conta que na época o cinema brasileiro estava começando a se reestruturar após a tragédia do governo Collor. 

Como informação, este foi o segundo dos cinco filmes em que o diretor Sergio Rezende e o ator Paulo Betti trabalharam juntos.

Sargento Getúlio (Brasil, 1983) – Nota 7,5
Direção – Hermano Penna
Elenco – Lima Duarte, Orlando Vieira.

Nos anos quarenta, durante a ditadura de Getúlio Vargas, seu homônimo Getúlio (Lima Duarte) é o capanga de um político sergipano que o nomeou sargento apenas para fazer seus serviços sujos como fossem legais. Num determinado dia, Getúlio recebe a missão de ir até Paulo Afonso na Bahia para prender um inimigo político de seu patrão e trazê-lo para Aracaju. Para cumprir a missão, Getúlio viaja com seu amigo e motorista Amaro (Orlando Vieira). 

No meio da caminho a situação muda, com a queda de Vargas, seu chefe envia uma mensagem para cancelar a prisão, porém o teimoso Getúlio não aceita, alegando que cumprirá apenas ordens dadas pelo sujeito cara a cara. Desafiando as ordens, Getúlio se transforma em um perigo para o político, que para evitar um transtorno solta nova ordem, agora para a polícia eliminar o rebelde. 

Baseado num livro de João Ubaldo Ribeiro, este longa foi filmado entre 1978 e ficou sem lançamento até 1983, quando chegou em alguns cinemas e ganhou inclusive prêmios em Gramado. 

É uma hístória forte e crua, que lembra um pouco o clássico “Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia” do grande Sam Peckinpah, principalmente pelo obstinado personagem principal interpretado de forma brilhante por Lima Duarte. 

Apesar da trama se passar a quase setenta anos atrás, ela ainda é atual ao mostrar a corrupção política e policial, a violência e o coronelismo.  

5 comentários:

Suzane Weck disse...

Ola caro amigo,venho desejar-te também um maravilhoso Natal e Próspero 2014.Meu grande abraço.SU

renatocinema disse...

Lamarca é um filme que me agrada muito.

Quando fui convidado para participar de um livro pedagógico sobre história e cinema em sala de aula foi um dos dois filmes que escolhi.

O trabalho de Lima Duarte, porém, preciso conhecer. Não assisti.

abraços

Hugo disse...

Suzane - Obrigado, Boas Festas para você também!

Renato - São dois bons filmes sobre períodos e fatos complicados na história do Brasil.

Abraço

Marcos Rosa disse...

Não os vi ainda, mas parecem muito bons! Tenho especial interesse neste sobre Lamarca. Boas dicas!

Hugo disse...

Marcos - São dois bons filmes, sendo que "Lamarca" é uma história mais conhecida por ser verdadeira.

Abraço