sábado, 14 de dezembro de 2013

Capitão Phillips

Capitão Phillips (Captain Phillips, EUA, 2013) – Nota 8,5
Direção – Paul Greengrass
Elenco – Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Faysal Ahmed, Mahat M. Ali, Michael Chernus, Catherine Keener, David Warshofsky, Corey Johnson, Chris Mulkey, Yul Vazquez, Max Martini.

Em 2009, o capitão Rich Phillips (Tom Hanks) se despede da esposa (Catherine Keener) e parte uma viagem onde comandará um navio que sairá de Omã carregando alimentos com destino a Somália. Conhecendo os perigos daquela rota marinha e com o aviso de que o navio poderia ser alvo de piratas, Phillips decide treinar sua equipe se preparando para qualquer eventualidade. Na demora para duas lanchas com piratas somalis com armamentos pesados perseguirem o navio, sendo que apenas uma delas alcança o alvo e quatro ladrões conseguem subir a bordo dando início a uma jornada de terror. 

Este ótimo misto de drama e aventura é baseado numa incrível história real que colocou frente a frente dois homens completamente diferentes. Enquanto o capitão Phillips é um homem de meia idade, meticuloso e com grande experiência no mar, do outro lado o jovem pirata somali Muse (Barkhad Adbi) é a impetuosidade em pessoa, um sujeito decidido a conseguir o que deseja não importando quais sejam as conseqüências. Esta disputa de líderes é um dos pontos altos do filme, valorizado pela interpretação dos atores, inclusive o estreante Barkhad Abdi. 

Palmas também para a direção de Paul Greengrass, que utiliza em várias sequências o estilo câmera na mão e que cria uma tensão constante através de uma narrativa que prende atenção do espectador, que por sinal nem percebe passar as duas hora e quinze minutos de duração. 

Desde “Domingo Sangrento” em 2002, quando chamou pela primeira vez a atenção da crítica e do público, Greengrass entrega seguidamente filmes acima da média, com um estilo próprio, ótimas cenas de ação e tensão do início ao fim. 

O resultado é um filme imperdível.

4 comentários:

Unknown disse...

No Fantástico do dia 15/12/2013 deu uma reportagem sobre o Tom Hanks e esse filme, foi comentado que todos os somalis estavam estreando no cinema e que não tiveram nenhum encontro com Hanks antes das filmagens, somente se viram a partir da primeira interação na cena onde invadem o navio. Hanks comentou que nunca viu pessoas tão magras !

Filmelixo.

Hugo disse...

Fernando - Realmente os atores somalis estrearam no cinema.

O ator Barkhad Abdi que interpreta o líder dos ladrões chega a assustar por ser tão magro.

Por outro lado, sua atuação é ótima.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Essa tensão constante é bastante estranha no início, quando tudo parece bem, mas depois fica bem funcional. Realmente é um ótimo filme.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Um dos pontos positivos foi o diretor conseguir manter o ritmo e o suspense.

Bjos