sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bombas - Filmes de Suspense

A sessão "Bombas" retorna com a resenha de seis filmes de suspense que tentam assustar através do sobrenatural sem grande sucesso.

Medo X (Fear X, Dinamarca / Canadá / Inglaterra / Brazil, 2003) – Nota 5,5
Direção – Nicolas Winding Refn
Elenco – John Turturro, Deborah Kara Unger, James Remar, Stephen McIntyre, William Allen Young, Gene Davis.

Após ter sua mulher (Deborah Kara Unger) assassinada no estacionamento do shopping onde ele mesmo era segurança, Harry (John Turturro) fica obcecado em descobrir quem foi o assassino. Vasculhando pistas em meio as filmagens das câmeras de segurança, Harry constrói em sua mente uma espécie de painel de imagens onde chega a ver a esposa morta andando pela casa. 

O diretor Refn, elogiado por “Pusher” e pelo recente “Drive”, errou no tom deste drama misturado com suspense que bebe na fonte dos filmes malucos de David Lynch, onde a trama parece não levar a lugar algum. O único destaque é o sempre competente John Turturro como o atormentado protagonista.

Pesadelos do Passado (The Pact, EUA, 2012) – Nota 5,5
Direção – Nicholas McCarthy
Elenco – Caity Lotz, Kathleen Rose Perkins, Casper Van Dien, Haley Hudson, Mark Steger, Agnes Bruckner, Dakota Bright.

Nichole (Agnes Bruckner) telefona para a irmã Annie (Caity Lotz) tentando convencê-la a voltar para o enterro da mãe. Mesmo não querendo voltar, Annie muda de ideia quando sua irmã não mais atende ao telefone. Annie então procura Liz (Kathleen Rose Perkins) que cuida da filha pequena de Nichole e juntas vão para a casa da mãe. Não demora para Liz desaparecer e Annie ser atacada por algo inexplicável. Annie procura a polícia e mesmo com a história parecendo loucura, um detetive (Casper Van Dien) se interessa pelo caso. 

Mesmo com um interessante clima de suspense pontuado por uma sinistra trilha sonora, falta talento para o diretor e roteirista Nicholas McCarthy e o elenco é muito fraco. A narrativa é irregular, com muita lentidão em alguns momentos, sem contar as várias sequências escuras demais, que ao invés de criar suspense deixam o espectador perdido. O roteiro apresenta ainda uma surpresa absurda no final. Destaque apenas para a interessante sequência com a garota sensitiva.     

Medo Ponto Com Br (FeardotCom, EUA / Inglaterra / Alemanha / Luxemburgo, 2002) – Nota 4
Direção – William Malone
Elenco – Stephen Dorff, Natascha McElhone, Stephen Rea, Jeffrey Combs, Udo Kier, Nigel Terry, Amélia Curtis, Michael Sarrazin.

O policial Mike (Stephen Dorff) é o encarregado de investigar o caso de quatro corpos encontrados numa região de galpões abandonados em Nova York. Com a ajuda da pesquisadora Terry (Natascha McElhone), Mike descobre que as quatro vítimas acessaram um site chamado feardotcom dois dias antes de morrer. Ele mesmo decide visitar o site e passa a ser atormentado por alucinações com um antigo serial killer (Stephen Rea) já falecido. 

Com uma premissa que tenta reciclar “O Chamado”, trocando a fita de vídeo por um site, pouca coisa se salva neste longa equivocado. O exagero nas sequências de alucinações e o péssimo roteiro detonam o longa. Nem mesmo atores cults como Stephen Rea e os estranhos Jeffrey Combs (o cientista de “Re-Animator”) e Udo Kier conseguem salvar o desastre. 

Lembranças Macabras (Skeletons in the Closet, EUA, 2001) – Nota 5,5
Direção – Wayne Powers
Elenco – Treat Williams, Linda Hamilton, Jonathan Jackson, Gordon Clapp.

Numa pequena cidade, o viúvo Will (Treat Williams) cria o problemático filho adolescente Seth (Jonathan Jackson) após a esposa morrer em um incêndio. O jovem que se envolveu com drogas e outros problemas na escola, passa a presentear a namorada do pai, Tina (Linda Hamilton), com peças de roupas que podem ser de mulheres assassinadas por um serial killer. Sem saber se o filho é um assassino, Will tenta descobrir a verdade a todo custo, fato que desenterrará segredos do passado. 

Típico suspense feito para a tv com uma trama previsível, este longa até pode entreter os menos exigentes. Treat Williams e Linda Hamilton trabalharam em alguns bons filmes nos anos oitenta, mas no geral fizeram carreiras bem irregulares.   

Mistério no Deserto (Disappearance, EUA, 2002) – Nota 4
Direção – Walter Klenhard
Elenco – Harry Hamlin, Susan Dey, Jeremy Lelliott, Basia A’Hern, Jamie Croft.

A família Henley viaja de carro pelo deserto de Nevada quando decide parar em uma cidade abandonada para tirar o fotos. Andando pela cidade, eles descobrem um calendário que marca o ano de 1948, quando provavelmente o local foi abandonado. Não demora para estranhos acontecimentos assustarem a família, inclusive não deixando que eles saiam da cidade. 

Este suspense feio para a tv tem um roteiro que não explica absolutamente nada, inclusive com cenas que deveriam ser de suspense, mas que não assustam nem criança. Harry Hamlyn e Susan Dey que interpretam os pais, tem toda a carreira na tv e trabalharam juntos na série policial “L.A. Law”. 

A Imagem de um Pesadelo (Shattered Image, EUA / Inglaterra / Canadá, 1998) – Nota 3
Direção – Raul Ruiz
Elenco – William Baldwin, Anne Parillaud, Lisanne Falk, Graham Greene.

A jovem Jessie (Anne Parillaud) que se recupera de um estupro e na sequência de uma tentativa de suicídio, tenta reconstruir a vida com o marido Brian (William Baldwin), mas continua atormentada com alucinações onde se vê assassinando desconhecidos. Crimes verdadeiros começam a ocorrer, chamando a atenção de um detetive (Graham Greene). 

O diretor chileno Raul Ruiz foi um dos muitos exilados do país por causa da ditadura do general Pinochet, tendo dirigido vários filmes na França. Esta produção mais voltada para o estilo americano foi um enorme erro na carreira do cineasta. A narrativa confusa exagera na mistura de sonhos e realidade e a dupla de protagonistas na convence. Na época, o canastrão William Baldwin gastava seus últimos cartuchos tentando ser um astro e francesa Anne Parillaud tentava fazer carreira em Hollywood após o grande sucesso do longa “Nikita – Criada Para Matar”. Como era esperado após este trabalho, a carreira da dupla afundou.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Feliz por não ver nenhum desses, rs.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Não perdeu nada.

Bjos