segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Lawrence da Arábia

Neste final de semana o cinema perdeu o ator irlandês Peter O'Toole, que deixou uma longa carreira com destaque para filmes como "A Noite dos Generais", "Lord Jim" e o polêmico "Caligula".

Como homenagem, escrevo sobre seu trabalho mais famoso, o clássico "Lawrence da Arábia".

Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, Inglaterra, 1961) – Nota 9
Direção – David Lean
Elenco – Peter O’Toole, Omar Sharif, Anthony Quinn, Alec Guinnes, Anthony Quayle, Jack Hawkins, Claude Rains, José Ferrer, Arthur Kennedy.

A trama começa em 1935 quando T. E. Lawrence (Peter O’Toole) morre em um acidente de moto. A partir deste fato, o filme contará em flashback a vida do oficial que ficou conhecido como Lawrence da Arábia. 

Tudo começa durante a 1º Guerra Mundial, quando Lawrence está a serviço do exército inglês no norte da África, mas insatisfeito por resumir seu trabalho a tarefas burocráticas. Querendo aventura, Lawrence aceita trabalho na Península Arábica como uma espécie de intermediário entre o exército inglês e as tribos árabes que lutam contra o exército turco que deseja dominar a região. Mesmo sendo uma missão dificílima, Lawrence consegue aos poucos ganhar a confiança dos árabes e unir as várias tribos na luta contra os turcos. 

Baseado na história real e no livro do próprio T. E. Lawrence, este clássico venceu sete prêmios Oscar, inclusive de Melhor Filme e Diretor. Por sinal, o grande David Lean era especialista em épicos com longa duração, como “A Ponte do Rio Kwai” e “Doutor Jivago”. 

Além das cenas grandiosas de ação e da bela fotografia que aproveita as paisagens do deserto, vale destacar também o ótimo elenco recheado de astros.

A curiosidade é que mesmo com uma ótima interpretação e todos os prêmios do filme, Peter O’Toole não venceu como Melhor Ator. Ele ainda concorreu oito vezes para Melhor Ator, mas ganhou apenas um Oscar Honorário em final de carreira. 

4 comentários:

Fábio Henrique Carmo disse...

Uma das maiores escrotagens da Academia foi nunca ter premiado Peter O'Toole. E depois vem querer consertar os erros com o tal "Oscar honorário".

Bem sua interpretação de Lawrence é tão forte que sua imagem se confunde com a do personagem. Filmaço-aço-aço!!!

Hugo disse...

Fábio - Infelizmente o Oscar nem sempre premia o melhor, causando várias injustiças.

Abraço

Red Dust disse...

Um dos grandes da história do cinema. Um filme marcante para todo o sempre. Recordá-lo será, também, homenagear Peter O'Toole.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - Clássico absoluto.

Abraço