quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Família

A Família (The Family, EUA / França, 2013) – Nota 7
Direção – Luc Besson
Elenco – Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Tommy Lee Jones, Dianna Agron, John D’Leo, Jimmy Palumbo, Domenick Lombardozzi, Stan Carp, Vincent Pastore, Jon Freda.

O mafioso Giovanni Manzoni (Robert De Niro) entregou seus comparsas e hoje vive na Europa com sua família sob proteção do FBI, tendo como contato o agente Stansfield (Tommy Lee Jones), além de outros dois agentes que trabalham como seguranças da família. 

Ao chegarem numa pequena cidade do interior da França utilizando novos nomes, a família precisa se adaptar ao local e tentar viver como pessoas comuns, porém não demora para o espectador perceber que algo está errado. Giovanni, agora como o nome de Fred Blake, enterra no quintal um corpo que estava escondido no porta-malas do carro, a esposa Maggie (Michelle Pfeiffer) vandaliza um mercado após ser maltratada, a filha Belle (Dianna Agron) responde com violência cada vez que se sente ameaçada e o filho Warren (John D’Leo) é um verdadeiro mafioso adolescente. 

Luc Besson surgiu nos anos oitenta como um diretor cult após sucessos de crítica como “Subway” e “Imensidão Azul”, mas a partir dos anos noventa enveredou para o cinema comercial, criando uma espécie de ponte entre o estilo francês e os longas de ação hollywoodianos. Besson se tornou também produtor, bancando diversos longas de ação filmados na Europa, com muitos destes trabalhos recebendo críticas ruins, porém fazendo algum sucesso e principalmente divertindo. 

Este “A Família” entra nesta lista de filmes em que o objetivo é fazer sucesso divertindo o espectador, misturando diálogos engraçados com cenas de ação. A família de mafiosos é puro clichê, o acerto é o humor negro de algumas sequências e principalmente a diferença de costumes entre americanos típicos do Brooklin e os franceses do interior que não gostam de estrangeiros. 

Longe de ser um grande filme, este trabalho cumpre o objetivo de entreter o espectador, tendo ainda uma deliciosa sequência em que o personagem de De Niro participa de um debate sobre o filme “Os Bons Companheiros”, trabalhou em que ele também foi protagonista e que foi dirigido por Martin Scorsese, que por sinal é um dos produtores deste filme de Luc Besson.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

A cena de “Os Bons Companheiros” é ótima mesmo. O filme é interessante, mas também não achei isso tudo.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Diverte, mesmo sendo apenas razoável.

Bjos