quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Massacre de Jonestown

O Massacre de Jonestown (Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple, EUA, 2006) – Nota 8
Direção – Stanley Nelson
Documentário

Em 18 de novembro de 1978 no interior da Guiana, mais de 900 pessoas morreram numa das maiores tragédias do século XX. 

Este documentário conta a vida de Jim Jones, o líder da seita “Templo do Povo”, que nasceu nos anos trinta no interior da conservadora Indiana nos Estados Unidos e que nos anos sessenta fundou a igreja. Durante alguns anos Jones ficou no local pregando contra o preconceito e arregimentou um enorme grupo de seguidores, em sua maioria pessoas pobres e negras que viam nele uma espécie de Salvador. 

Nos anos setenta ele mudou sua igreja para San Francisco, sendo seguido por centenas de pessoas que o ajudaram a conquistar mais seguidores na cidade. Jones aproveitou que San Francisco era uma cidade liberal, onde existiam diversos movimentos por liberdade e isto facilitou o crescimento de sua igreja, além de se transformar numa figura conhecida e se infiltrar na política. 

Jones liderava seus seguidores com o mão de ferro, em muitos momentos se comparando com Deus e usando seu poder para tirar vantagem financeira, principalmente de idosos solitários, sem contar os depoimentos sobre abuso sexual, inclusive com homens. 

Num determinado dia um jornalista que havia investigado as entranhas da seita, informou Jones que iria publicar uma reportagem que jogaria seu nome no meio de um enorme escândalo. No mesmo dia, Jones fugiu para a Guiana levando um grupo de pessoas. Ele havia conseguido junto ao governo daquele país um local no meio da mata para construir seu Templo, que na realidade se transformou quase numa pequena cidade onde ele era Deus. 

Muitos parentes de pessoas que abandonaram tudo para seguir na aventura de morar no “paraíso” da Guiana, procuraram as autoridades pedindo ajuda, já que não havia comunicação alguma com Jonestown. 

Quando o congressista Lee Ryan liderou um grupo de jornalistas que queriam saber o acontecia em Jonestown, o fato detonou uma crise com várias pessoas querendo fugir do local e finalizando com Jones e seus capangas obrigando as pessoas a beberem veneno misturado com suco de uva, além de atacarem o grupo de visitantes a tiros. 

O documentário conta toda esta tragédia com detalhes, incluindo depoimentos emocionados dos poucos sobreviventes e de várias pessoas que perderam parentes, além de traçar um perfil quase completo do sinistro Jim Jones. 

É um doc que comprova como um líder carismático pode dominar centenas de pessoas da pior forma possível.


Nenhum comentário: