sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Quinteto & O Último Guerreiro


Quinteto (Quintet, EUA, 1979) – Nota 5
Direção – Robert Altman
Elenco – Paul Newman, Vittorio Gassman, Bibi Andersson, Fernando Rey, Brigitte Fossey, Nina Van Pallandt.

Num futuro indefinido, a Terra sofre com uma nova Era Glacial. Neste contexto, Essex (Paul Newman) e sua esposa grávida Viva (Brigitte Fossey) chegam a uma cidade que fora construída para proteger a população do frio, mas que agora sofre com a escassez de recursos. Os habitantes passam o tempo bebendo uma estranha mistura ou participando de um jogo de tabuleiro chamado Quinteto, que parece ser inofensivo, mas que em alguns casos pode valer a vida do jogador. 

Esta única incursão de Robert Altman no gênero ficção rendeu um estranho longa que mistura apocalipse com filosofia, resultando numa narrativa tão fria quanto a Era em que ele se passa. Nos anos setenta, vários filmes de ficção seguiram este estilo frio, longas como “THX 1138” e “Fuga do Século 23” são exemplos, porém em 1979 quando Altman filmou esta história, o gênero havia mudado com o sucesso de “Guerra nas Estrelas”, situação que empurrou ainda mais este trabalho para o fracasso. 

Como informação, este longa faz parte da pior fase da carreira de Altman, que somente voltaria a ter sucesso de crítica com “O Jogador” em 1992. Neste período, seu único trabalho de destaque é “O Exército Inútil” de 1983. 

O Último Guerreiro ou O Guerreiro do Futuro (The Ultimate Warrior, EUA, 1975) – Nota 6
Direção – Robert Clouse
Elenco – Yul Brynner, Max Von Sydow, Joanna Miles,William Smith, Stephen McHattie.

Em 2012, poucas pessoas sobreviveram a uma guerra nuclear. Em NovaYork, dois grupos dividem a cidade. Um deles é liderado por Baron (Max Von Sydow), que tem ao seu lado um botânico que tenta desenvolver sementes que possam germinadas mesmo na terra arrasada. Do outro lado está o grupo do violento Carrot (William Smith), que vive saqueando o que sobrou da cidade e tentando destruir Baron. No meio desta guerra surge o solitário Carson (Yul Brynner) que se alia a Baron, que vê no sujeito a chance de derrotar Carrot. 

Este longa lembra um pouco o clássico e bem superior “A Última Esperança da Terra” ao mostrar uma Nova York destruída e os poucos sobreviventes lutando em si para sobreviver, porém aqui além do orçamento menor, a trama também é mais simples e as cenas de ação são apenas razoáveis. 

Outro fato que atrapalha é a direção fraca de Robert Clouse, famoso pelo clássico “Operação Dragão” com Bruce Lee, sujeito que nunca se firmou e fez quase toda a carreira em filmes de ação vagabundos.

2 comentários:

disse...

De fato, Quinteto é um filme estranho. Vi pela presença de Paul Newman e Bibi Andersson, uma das habituès de Bergman.
Abraços!

Hugo disse...

Lê - O estilo de Altman não combinava com o gênero ficção.

Abraço