sábado, 28 de dezembro de 2013

Condor

Condor (Brasil, 2007) – Nota 7,5
Direção – Roberto Mader
Documentário

Roberto Mader viajou pelo Brasil, Chile, Argentina e Uruguai para tomar depoimentos sobre a terrível “Operação Condor”, que nos setenta uniu exércitos e policiais destes quatro países na busca por pessoas que ele consideraram subversivas, na verdade, todos que demonstrassem alguma insatisfação com o governo se tornavam inimigos e poderiam ser presos a qualquer momento. A operação teve apoio americano, que tinha medo que o avanço do socialismo na América do Sul levassem os países ao comunismo e por conseqüência a uma aliança com a União Soviética. 

O doc conta detalhes sobre o golpe no Brasil em 1964 que derrubou João Goulart e que por incrível que pareça foi apoiado por parte da população, enquanto no Chile em 1973, o presidente socialista Salvador Allende foi derrubado pelo exército durante um violento ataque, sendo executado em seguida. O doc conta também terríveis histórias ocorridas no Uruguai e na Argentina, por sinal neste último país a perseguição foi tão violenta que das pessoas que foram presas, poucas sobreviveram. 

É um detalhado retrato de uma triste época no Cone Sul, que vale como registro histórico, porém para quem se interessa pelo tema, eu indico o superior “Memórias do Chumbo – OFutebol nos Tempos do Condor”, documentário fantástico do jornalista e historiados Lúcio de Castro para a ESPN Brasil.    

Nenhum comentário: