sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Robin Hood

Robin Hood (Robin Hood, EUA / Inglaterra, 2010) – Nota 7
Direção – Ridley Scott
Elenco – Russell Crowe, Cate Blanchett, Max Von Sydow, William Hurt, Mark Strong, Oscar Isaac, Mark Addy, Eileen Atkins, Danny Huston, Kevin Durand, Scott Grimes, Alan Doyle, Léa Seidoux.

O Rei Ricardo Coração de Leão (Danny Huston) é morto em batalha ao tentar invadir um castelo quando voltava das Cruzadas para a Inglaterra. O fato faz seu exército se dispersar e alguns poucos homens tentam levar a coroa do rei de volta para a Inglaterra, porém numa emboscada comandada Godfrey (Mark Strong), a coroa acaba nas mãos de Robin de Longstride (Russell Crowe) e seus três fiéis amigos que eram arqueiros do rei. 

Godfrey faz jogo duplo, sendo o braço direito do Príncipe John (Oscar Isaac) e ao mesmo tempo ajudando os franceses num plano de invasão ao país. Enquanto isso, no retorno à Inglaterra, Robin passa por Nothingham onde assume a identidade de Robert de Loxley, filho de Sir Walter (Max Von Sydow) e casado com Lady Marion (Cate Blanchet), para impedir que as terras destes sejam tomadas pelo rei. 

Esta nova versão da história de Robin Hood mostra um lado inédito do personagem. O roteiro tenta contar a vida de Robin antes dele se tornar lenda, mostrando inclusive sua infância em flashback. 

Tecnicamente o filme é competente, com as lutas sendo bem filmadas, e um bom elenco de coadjuvantes, porém o roteiro tem falhas. Decisões como colocar Lady Marion para lutar com espada e a transformação de Robin de arqueiro em orador num determinado momento do filme não convencem. 

Muitos também criticaram a questão da escolha de Russell Crowe, que com quase cinquenta anos interpretou um personagem que deveria estar na casa dos vinte ou no máximo trinta anos pelo época em que se passa a trama. 

Deixando as falhas do roteiro de lado, o filme agrada a quem não exigir muito.

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Não só a idade, acho que Russell Crowe não passa a verdade Robin Hood em sua postura corporal, na forma de falar. Tudo soa estranho. Mas, o filme tem mesmo alguns méritos.

bjs

Gustavo disse...

Gostei bastante desse filme. Acho que é o melhor dos épicos de Ridley Scott, que tendo a achar ou caóticos ou tediosos. As cenas de ação empolgam, mas o diferencial é o elenco maravilhoso - não troco um Russell Crowe por dez Orlando Blooms!

Hugo disse...

Amanda e Gustavo - As opiniões são divergentes, mas concordo com a Amanda, acho que Crowe não convence no papel. Também não gosto de Orlando Bloom, considero um ator bem ruim.

O cinema já teve outros atores que interpretaram melhor Robin Hood, como o clássico de Errol Flynn e na minha opinião até o controverso Kevin Costner foi mais competente.

Abraço