quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

The Coca-Cola Kid

The Coca-Cola Kid (The Coca-Cola Kid, Austrália, 1985) – Nota 6,5
Direção – Dusan Makavejev
Elenco – Eric Roberts, Greta Scacchi, Bill Kerr, Chris Haywood.

Becker (Eric Roberts) é um jovem executivo da Coca-Cola enviando para filial na Austrália com o objetivo de alavancar as vendas. Com métodos diferentes, mas fama de sempre alcançar os objetivos, Becker é visto como um estranho pela diretores australianos. Logo, Becker descobre que em uma determinada região não existe vendedor do produto, pois um sujeito (Bill Kerr) tem uma pequena fábrica de refrigerantes e não aceita concorrência. O insistente jovem tentará de tudo para dobrar o velho empresário e assim conseguir vender Coca-Cola na região.

O diretor sérvio Dusan Makavejev ficou conhecido internacionalmente com o cult ”Montenegro – Pérolas e Porcos” de 1981.  Na época, o diretor estava exilado da antiga Iugoslávia onde era perseguido por sua posição política e por ter feito um longa produzido com dinheiro alemão. Por este motivo ele rodou o curioso “The Coca-Cola Kid” na Austrália. 

Logo de início os letreiros avisam que o filme não tem ligação alguma com a empresa e o desenrolar da trama realmente não faz uma boa propaganda da marca ao mostrar  mesmo com que várias falhas, como o importante para os executivos da empresa era tirar do caminho a pequena empresa concorrente. Este crítica sobre o poderio das grandes empresas não se aprofunda, mesmo que as conseqüências ao final do longa estejam ligadas a forma de agir da companhia. 

O roteiro ainda tem espaço para um romance entre o personagem de Eric Roberts e a jovem secretária interpretada por Greta Scacchi, com algumas cenas generosas de nudez da atriz, além de algumas diferentes sequências de humor típicas do cinema australiano dos anos setenta e oitenta. 

Hoje vale a sessão como uma curiosidade, sem contar que nos dias atuais jamais uma empresa deixaria seu nome ser utilizado como tema de filme e ser mostrada como imperialista.  

Nenhum comentário: