terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Esqueceram de Mim I e II

Esqueceram de Mim (Home Alone, EUA, 1990) – Nota 8
Direção – Chris Columbus
Elenco – Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard, Roberts Blossom, Catherine O'Hara, John Candy.

A família McCallister se prepara para viajar a Paris na manhã do dia de Natal, porém a pressa faz com que esqueçam o filho caçula Kevin (Macaulay Culkin). Fato que assustaria uma criança comum, para Kevin se transforma em festa e liberdade ter a casa inteira somente para ele. Quando dois ladrões vagabundos (Joe Pesci e Daniel Stern) tentam assaltar a casa, o pequeno Kevin monta várias armadilhas que levam os sujeitos a loucura.

Clássico absoluto dos anos noventa, este divertido longa transformou o pequeno Macaulay Culkin em astro, que em seguida estrelou outros filmes até quando seus pais se separaram por causa da fortuna do garoto, crise que ajudou a afundar sua carreira.

Ele fez alguns outros trabalhos na última década, mas ficou longe do sucesso de quando era criança.

Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (Home Alone 2: Perdido em Nova York, EUA, 1992) – Nota 7,5
Direção – Chris Columbus
Elenco – Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard, Catherine O'Hara, Tim Curry, Brenda Fricker, Kieran Culkin.

Uma sequência era inevitável e sem grandes mudanças, o roteiro de John Hughes recicla a ideia original, desta vez ao invés de deixar o garoto Kevin em casa, ele se perde da família no aeroporto e acaba indo sozinho para Nova York. Com o cartão de crédito do pai, Kevin se hospeda num luxuoso hotel e aproveita as mordomias do local, até a dupla de ladrões Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern) reaparecer para tentar se vingar do garoto. 

Misturando cenas de ação no hotel e ao ar livre, o filme diverte, mesmo que sem o frescor do original. No original, o personagem estranho era o vizinho vivido pelo veterano Roberts Blossoms, aqui o papel fica com a irlandesa Brenda Fricker que interpreta a “mulher dos pombos”. 

5 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Clássico!!!

Amanda Aouad disse...

Ótima lembrança para o natal. Deu até vontade de rever, rs.

bjs

Hugo disse...

Marcelo - Sem dúvida.

Amanda - Simples e divertido.

Abraço

Gustavo disse...

Difícil ser criança no início dos anos 90 e não ter visto esse par de filmes. Mas é até estranho ler sobre eles agora porque não os revi desde então.

Hugo disse...

Gustavo - Todo cinéfilo já viu estes filmes. Diversão pura.

Abraço