segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ulysses

Hoje o astro Kirk Douglas completa 97 anos. Com uma carreira fantástica e extremamente longa, Douglas caminha para chegar aos 100 anos. Como homenagem, comento um divertido épico estrelado pelo ator, que hoje é um filme quase esquecido.

Ulysses (Ulisse, Itália, 1954) – Nota 7
Direção – Mario Camerini
Elenco – Kirk Douglas, Silvana Mangano, Anthony Quinn, Rossana Podesta.

Após o final da Guerra de Troia, Ulysses (Kirk Douglas) inicia uma longa jornada de volta para casa na Ilha de Ítaca, onde sua amada Penelope (Silvana Mangano) o espera. A viagem de Ulysses e seus homens durará dez anos, muito pela maldição jogada por uma sacerdotisa sobre o herói, que em Troia profanou o Tempo de Poseidon. O grupo de homens terá de enfrentar os perigos do mar, como o mortal canto da sereia, se tornam escravos do gigante Ciclope e por fim precisam escapar da feiticeira Circe (Silvana Mangano em papel duplo), que deseja tornar Ulysses seu companheiro. 

Este épico produzido na Itália por Dino de Laurentiis foi baseado no poema a “A Odisséia” de Homero e fez grande sucesso na época. Muito do sucesso resulta das boas cenas de ação, como as sequências no mar, a cena em que Kirk Douglas fere o gigante Ciclope para fugir e até a clássica cena em que Douglas e outros atores fazem vinho pisando nas uvas. 

Hoje vale como uma sessão sem compromisso para os fãs de filmes épicos.

2 comentários:

Paulo Telles disse...

KIRK DOUGLAS é uma lenda vida da Sétima Arte, e foi um dos mais notáveis artistas do Século XX. Nunca ganhou um Oscar, mas foi campeão de bilheteria em quase cinco décadas, com fitas que fizeram muito sucesso, como o próprio ULYSSES - SEM LEI E SEM ALMA, O INVENCÍVEL, SPARTACUS, e tantos outros. Parabéns, Kirk, longa vida ainda por muitos anos.

Hugo disse...

Paulo - Boa lembrança, Kirk Douglas jamais venceu o Oscar, mas se não estou enganado, ele recebeu um pela carreira.

Abraço