terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Fuga Desenfreada

Fuga Desenfreada (Highway, EUA, 2002) – Nota 6,5
Direção – James Cox
Elenco – Jared Leto, Jake Gyllenhaal, Selma Blair, John C. McGinley, Jeremy Piven, Kimberly Kates, Mark Roston, M. C. Gainey, Don Harvey, Frances Sternhagen.

Em 1994 em Las Vegas, Jack (Jared Leto) tem um caso com a mulher de um mafioso, que acaba pegando o casal traidor em flagrante. Jack consegue escapar do sujeito, mas precisa fugir da cidade para evitar ser espancado. Ele procura seu amigo Pilot (Jake Gyllenhaal), que a princípio não deseja acompanhá-lo na fuga, mas que depois decide seguir com o amigo para Seattle, com a intenção de encontrar uma garota por quem é apaixonado. 

No caminho a dupla cruza com um prostituta (Selma Blair) e um roqueiro drogado (John C. McGinley) que também pretende chegar a Seattle para prestar homenagem a Kurt Cobain, o vocalista do Nirvana que se suicidou um dia antes. O quarteto atravessa o país por motivos diferentes e se mete em diversas confusões com figuras estranhas pelo caminho. 

Este cultuado filme foi dirigido por James Cox, que comandou o interessante “Crimes em Wonderland”, longa baseado na história real de assassinatos ocorridos em Los Angeles que teriam a participação do astro pornô John Holmes. 

Aqui Cox utiliza outro ícone trágico da cultura pop, o roqueiro Kurt Cobain como um dos pontos principais nesta trama sobre personagens que vivem à margem da sociedade. Além da prostituta e do roqueiro drogado, o personagem de Jared Leto é um limpador de piscinas e Jake Gyllenhaal um salva-vidas de piscina de clube que vende drogas. 

O desenrolar da narrativa tem como destaque a amizade sincera da dupla principal e o laço que se cria entre o quatro os personagens. 

Longe de ser um grande filme, este road movie diverte misturando situações engraçadas, tristes e até bizarras. 

Nenhum comentário: