domingo, 9 de outubro de 2022

O Segredo de Berlim

 


O Segredo de Berlim (The Good German, EUA, 2006) – Nota 6,5
Direção – Steven Soderbergh
Elenco – George Clooney, Cate Blanchett, Tobey Maguire, Beau Bridges, Tony Curran, Leland Orser, Jack Thompson, Christian Oliver.

O jornalista Jake Geismer (George Clooney) volta para a Alemanha em 1945 para cobrir a chamada Conferência de Potsdam, em que os países aliados discutiriam o futuro político da Europa. Ao encontrar sua ex-amante Lena Brandt (Cate Blanchett), que agora tem um caso com o soldado americano Tully (Tobey Maguire), Jake se envolve em uma complexa trama militar e política. 

Este longa filmado em preto e branco e dirigido por Steven Soderbergh é uma homenagem aos dramas de guerra dos anos quarenta e cinquenta, principalmente explorando algumas ideias semelhantes ao clássico “Casablanca”. 

A premissa é interessante, a produção é extremamente caprichada e as atuações seguem o estilo dos filmes noir, assim como a própria trama tem uma explicação de acordo com as questões politicas da época. 

Os problemas são o ritmo bastante irregular que deixa o filme cansativo e as poucas sequências de violência praticamente sem suspense. O protagonista vivido por George Clooney também não convence. Seu personagem é apático e uma espécie de saco de pancadas dos inimigos. 

É um filme que fica bem abaixo do esperado.

Nenhum comentário: