sábado, 15 de outubro de 2022

Família Yakuza

 


Família Yakuza (Yakuza and the Family, Japão, 2020) – Nota 8
Direção – Michihito Fujii
Elenco – Go Ayano, Hirosi Tachi, Hayato Ichihara, Hayato Isomura, Machiko Ono.

Após a morte do pai, o jovem delinquente Kenji (Go Ayano) termina por entrar na Yakuza, mesmo a princípio não querendo ser membro. Pouco tempo depois, Kenji se torna o protegido do chefão Shibasaki (Hiroshi Tachi), criando uma relação semelhante a de pai e filho, além de cada vez mais participar dos negócios ilegais do grupo. 

Este ótimo longa japonês segue o estilo da saga de crescimento dentro de uma organização criminosa, com o aparente sucesso e as consequências que chegam de forma pesada. 

Algo surpreendente é a forma como o diretor e roteirista Michihito Fujii detalha as mudanças que ocorrerem no mundo do crime no Japão nas últimas duas décadas, tirando o poder da Yakuza e passando para pequenos grupos desorganizados. 

Ele desmistifica a questão da lealdade e da honra entre os membros da Yakuza e também mostra a difícil e as vezes quase impossível reinserção na sociedade normal de quem deseja sair do grupo. 

As leis pesadas que ao mesmo tempo não proíbem a existência do grupo, também transformam a vida dos membros em um inferno. 

O filme é uma dolorosa saga pessoal e também uma análise sobre o crime no Japão.

Nenhum comentário: