quinta-feira, 20 de outubro de 2022

A Acusação

 


A Acusação (Les Choses Humaines, França, 2021) – Nota 7
Direção – Yvan Attal
Elenco – Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg, Mathieu Kassovitz, Pierre Arditi, Audrey Dana, Judith Chemla, Camille Razzat, Laetitia Eido.

Alexandre Farel (Ben Attal) é um jovem que está se formando em engenharia nos EUA e que volta para a França por alguns dias para acompanhar o pai (Pierre Arditi) que receberá um prêmio por seu trabalho como jornalista e apresentador de tv. 

Uma saída noturna com a jovem Mila (Suzanne Jouannet), que é filha do atual companheiro de sua mãe (Mathieu Kassovitz e Charlotte Gainsbourg) termina com a garota o acusando de estupro. 

Este longa é basicamente uma produção em família, já que o ator e diretor israelense Yvan Attal é pai de Ben Attal fruto da sua relação com a atriz Charlotte Gainsbourg, com quem tem mais dois filhos. 

O roteiro é baseado em um livro que se diz inspirado em um caso real ocorrido em uma universidade americana. A narrativa detalha as dolorosas consequências da denúncia na vida dos dois jovens e de suas famílias. 

Por mais que em alguns momentos possa parecer que o roteiro defenda alguma causa, na verdade a impressão que fica é de uma história ao estilo “ela disse, ele disse”, em que não existe uma verdade absoluta.

Nenhum comentário: