domingo, 30 de outubro de 2022

O Primeiro da Classe & Will - Em Busca do Sonho

 


O Primeiro da Classe (Front of the Class, EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Peter Werner
Elenco – James Wolk, Treat Williams, Patricia Heaton, Sarah Drew, Dominic Scott Kay, Kathleen York, Joe Chrest.

Desde criança, Brad Cohen (James Wolk) enfrenta os obstáculos de conviver com a Síndrome de Tourette. Fazendo sons estranhos e com tiques nervosos, Brad tem um relacionamento difícil com o pai (Treat Williams), mas por outro lado foi sempre incentivado pela mãe (Patricia Heaton) a lutar por seus sonhos. Na vida adulta, o grande desafio de Brad é conseguir trabalhar como professor, algo que ele almeja desde criança. 

Este drama de superação produzido pelo canal de tv Hallmark, que é especializado em filmes sobre famílias, é baseado numa sensível história real. Apesar de explorar os clichês do gênero, não dá para deixar de se emocionar com o otimista e a força de vontade do protagonista vivido de forma extremamente simpática e espontânea pelo então estreante James Wolk. 

Will – Em Busca do Sonho (Will, Inglaterra, 2011) – Nota 6,5
Direção – Ellen Perry
Elenco – Damian Lewis, Perry Eggleton, Bob Hoskins, Kristian Kiehling, Alice Krige, Rebekah Staton, Neil Maskell.

Liverpool, 2005. O garoto Will (Perry Eggleton) vive em um orfanato de freiras desde a morte da mãe dois anos antes, porque o pai (Damian Lewis) precisava trabalhar em uma plataforma de petróleo. Quando o pai decide retomar a vida normal com Will e promete levá-lo a Istambul na Turquia para ver a final da Champions League entre Liverpool e Milan, a vida parece sorrir para o garoto. Tudo mudo novamente após outra reviravolta que leva Will a fugir e tentar viajar sozinho até a Turquia. 

Esta trama típica de uma sessão da tarde é desenvolvida de forma leve e agradável, com alguns absurdos comuns ao gênero e um final que transforma a história quase em uma fábula. É um aventura dramática despretensiosa, daquelas que passam a mensagem de que nunca se deve desistir dos sonhos.

Nenhum comentário: