domingo, 23 de outubro de 2022

Chuva Negra

 


Chuva Negra (Black Rain, EUA, 1989) – Nota 7,5
Direção – Ridley Scott
Elenco – Michael Douglas, Andy Garcia, Ken Takakura, Kate Capshaw, John Spencer, Yusaku Matsuda, Luis Guzman, Stephen Root, Richard Riehle.

Em Nova York, após uma violenta ação, uma dupla de detetives (Michael Douglas e Andy Garcia) prende um assassino da Yakuza (Yusaku Matsuda). Uma questão política obriga a dupla a transportar o assassino até Osaka no Japão, para entregá-lo as autoridades. Chegando ao país, o criminoso consegue escapar e os detetives tem que se alinhar a polícia local e aos costumes para tentar recapturar o sujeito. 

Na época do lançamento, este longa recebeu críticas ruins que tem sentido apenas na motivação da conspiração planejada pela Yakuza que vem à tona na parte final. As demais escolhas de Ridley Scott são bastante interessantes. 

A dupla de policiais antagônicos, o choque cultural na investigação, as poucas, porém competentes sequências de violência e a estética marcante, ponto alto habitual nos filmes do diretor. Ele consegue captar o Japão do imaginário popular nos anos oitenta, com letreiros em neon, ruas estreitas e aquele toque de tecnologia futurista que era comum na época.

Nenhum comentário: