quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Eifell

 


Eiffel (Eiffel, França / Bélgica / Alemanha, 2021) – Nota 6
Direção – Martin Bourboulon
Elenco – Romain Duris, Emma Mackey, Pierre Deladonchamps, Armande Boulanger.

Paris, 1886. O famoso engenheiro Gustave Eiffel (Romain Duris) tem interesse em comandar o projeto da construção do metrô, porém as autoridades da cidade desejam que ele desenvolva algo marcante e visível para a Feira Mundial que seria realizada três anos depois. 

Eiffel somente muda de ideia e decide construir uma torre ao reencontrar seu amor do passado Adrienne (Emma Mackey), hoje casada com um antigo amigo (Pierre Deladonchamps). 

Este longa ao mesmo tempo em que acerta na premissa de tentar contar a história da construção da Torre Eiffel, também erra feio ao criar um fictícia história de amor que tira o foco do ponto principal. 

Os problemas burocráticos, políticos, financeiros e a execução da obra em si enfrentados pelo protagonista se tornam coadjuvantes, com situações resolvidas de forma rasa e o romance chegando a interferir nestas situações, mesmo sendo algo que não existiu. 

Os destaques ficam para a caprichada reconstituição de época e as sequências da construção recriadas em computador. 

É um filme até agradável de assistir, mas que peca pela imprecisão histórica e a decisão de transformar uma obra complexa em um romance padrão.

Nenhum comentário: