quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Voice of Silence & The Witness

 


Voice of Silence (Sorido Eopsi, Coreia do Sul, 2020) – Nota 6,5
Direção – Eui Jeong Hong
Elenco – Ah In Woo, Yoo Jae Myung, Seung Ah Moon, Ka Eun Lee.

Na sequência inicial, Chang (Yoo Jae Myung) e Tae (Ah In Woo) estão vendendo ovos em uma vila como se fossem comerciantes comuns. Quando voltam para a granja de Chang, descobrimos que eles completam a renda trabalhando para uma quadrilha, enterrando corpos de desafetos que foram torturados pelos criminosos. 

A proximidade com os bandidos os obriga a cuidar de uma nova situação. Esconder uma pessoa que foi sequestrada até o resgate ser o pago. Tudo fica pior quando eles descobrem que a vítima é uma garotinha (Seung Ah Moon). 

Esta curiosa mistura de drama, policial e até humor negro amarra uma série de situações inusitadas que mudam completamente o destino dos envolvidos. O roteiro vai além da questão policial, inserindo ainda problemas familiares, ganância e tendo um rapaz mudo como um dos protagonistas. 

O papel de Ah In Woo, protagonista do superior “Em Chamas”, é o destaque. Seu desespero em demonstrar o que pensa ou que deseja sem poder falar é angustiante em algumas sequências. 

No geral é um filme diferente e irregular, que deixa ainda um final em aberto para o espectador imaginar o que aconteceu.

The Witness (Mok-Gyeok-Ja, Coreia do Sul, 2018) – Nota 7
Direção – Kyu Jang Cho
Elenco – Sung Min Lee, Kim Sang Ho, Jin Kyung, Si Yang Kwok.

Feliz por ter comprado um apartamento para morar com a esposa e a filha pequena, Sang (Sung Min Lee) vê sua vida virar de ponta a cabeça ao testemunhar o assassinato de uma garota. 

Da varanda de seu apartamento em um condomínio de vários prédios, ele viu um sujeito (Si Yang Kwok) cometer o crime durante uma madrugada. Com medo de se apresentar à polícia, Sang fica desesperado ao perceber que o assassinado está rondando sua casa. 

Este competente suspense sul-coreano segue a fórmula do filmes hollywoodianos do gênero. Não tem surpresas, são sequências de suspense intercaladas com violência e um policial (Kim Sang Ho) obcecado em encontrar o assassino, tudo isso levando até um inevitável clímax. 

A falta de coragem das pessoas em ajudar alguém em perigo é outro ponto explorado pelo roteiro, fato explicitado na cena final.


Nenhum comentário: