sábado, 14 de agosto de 2021

Apocalypto

 


Apocalypto (Apocalypto, EUA / México / Inglaterra, 2006) – Nota 7,5
Direção – Mel Gibson
Elenco – Rudy Youngblood, Jonathan Brewer, Gerardo Taracena, Raoul Max Trujillo.

Durante o Império Maia, uma tribo que vive em paz na floresta é atacada por um grupo que deseja transformar os homens em escravos para construir obras para os deuses e depois sacrificá-los. Neste contexto, um jovem (Rudy Youngblood) vê sua aldeia ser destruída e se torna escravo, tendo de lutar para sobreviver. 

O roteiro escrito por Mel Gibson em parceria com Farhad Safinia destrói a versão histórica romantizada de que os Maias eram um povo evoluído. Eles provavelmente tinham conhecimento de astronomia e engenharia, mesmo sem saber exatamente o que seria, mas ao mesmo tempo eram selvagens que acreditavam em sacrifícios humanos, deuses vingativos e transformavam seu próprio povo em escravos. 

O filme é cru, violento e falado na linguagem Maia, com todas as sequências ao ar livre, sendo a maioria na floresta, além de uma longa sequência na cidadela. Por sinal, por mais que estas cenas na cidadela estejam dentro da proposta de mostrar os sinistros rituais, elas resultam na parte mais irregular do longa, chegando a ser cansativa. Isso acaba sendo compensado na eletrizante sequência final, mesmo com alguns exageros. 

Além de carismático como ator e polêmico, Mel Gibson também já comprovou ser um talentoso diretor.

Nenhum comentário: