segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Morra Smoochy, Morra & Segredos de uma Novela

 


Morra Smoochy, Morra (Death to Smoochy, Inglaterra / Alemanha / EUA, 2002) – Nota 6
Direção – Danny DeVito
Elenco – Robin Williams, Edward Norton, Catherine Keener, Danny DeVito, Jon Stewart, Michael Rispoli, Pam Ferris, Danny Woodburn, Harvey Fierstein, Vincent Schiavelli, Robert Prosky.

Randolph (Robin Williams) é um famoso apresentador de um programa infantil de TV onde interpreta o personagem “Rainbow Randolph”. Sua vida é destruída quando o FBI o acusa de receber suborno dos pais para colocarem seus filhos no programa. 

Seu substituto é o jovem Sheldon (Edward Norton), criador do personagem Smoochy, um rinoceronte politicamente correto. Com ódio enorme de Sheldon, que também roubou sua amante (Catherine Keener). Randolph faz de tudo para tentar destruir seu substituto, sonhando em voltar a comandar o programa. 

Os bastidores dos programas infantis são repletos de histórias bizarras, assim como o programas de tv em geral, em que as pessoas escondem a verdadeira face quando a luz das câmeras é ligada. 

Este comédia dirigida por Danny DeVito brinca com esta situação através de sequências que beiram o humor negro com as atitudes patéticas dos envolvidos. Ele utiliza personagens caricatos para deixar tudo ainda mais insano, sem que isso seja de todo ruim, principalmente por causa do ótimo quarteto principal.

Segredos de uma Novela (Soapdish, EUA, 1991) – Nota 6,5
Direção – Michael Hoffman
Elenco – Sally Field, Kevin Kline, Robert Downey Jr., Elisabeth Shue, Cathy Moriarty, Whoopi Goldberg, Teri Hatcher, Paul Johansson, Kathy Najimy, Carrie Fisher, Costas Mandylor, Garry Marshall.

Celeste Tabert (Sally Field) é a temperamental estrela de uma novela que se sente ameaçada em perder seu espaço por estar envelhecendo. Com a audiência da novela caindo, o produtor (Robert Downey Jr.) e o diretor do canal (Garry Marshall) pensam em mudanças, até decidirem recontratar um antigo namorado de Celeste, o também temperamental Jeffrey Anderson (Kevin Kline). 

A premissa de mostrar os bastidores de uma novela em formato de comédia de costumes foi uma boa sacada que funcionou de forma apenas razoável. O estrelismo dos protagonistas, a inveja das jovens atrizes, o produtor sacana e outros personagens típicos do meio televisivo resultam em algumas sequências engraçadas e outras patéticas, mesmo entendendo que muito do mostrado aqui é a realidade dos conflitos entre famosos. 

Como curiosidade, onze depois em 2001, o diretor Michael Hoffman e o astro Kevin Kline voltariam a trabalhar juntos no superior “O Clube do Imperador”.

Nenhum comentário: