segunda-feira, 2 de agosto de 2021

A Sombra de Stalin

 


A Sombra de Stalin (Mr. Jones, Polônia / Inglaterra / Ucrânia, 2019) – Nota 7
Direção – Agnieszka Holland
Elenco – James Norton, Vanessa Kirby, Peter Sarsgaard, Joseph Mawle, Kenneth Cranham, Celyn Jones, Krzysztof Pieczynski.

Londres, 1934. O jovem Gareth Jones (James Norton) é um assessor do primeiro-ministro inglês Lloyd George (Kenneth Cranham) que é tratado com desprezo e perde o emprego após alertar as autoridades de seu país que Hitler pretende iniciar um guerra em breve, com o objetivo de dominar a Europa. Pouco tempo antes, Jones havia feito uma entrevista com o próprio Hitler e com Joseph Goebbels. 

Mesmo sem emprego, ele decide ir até a União Soviética para tentar entrevistar Stalin, acreditando que uma aliança entre soviéticos e ingleses seja o caminho para enfrentar Hitler. O que ele não imaginava era encontrar outro sistema cruel que estava longe do paraíso divulgado pelos soviéticos e socialistas ao resto do mundo. 

Baseado em uma história real, este longa dirigido pela polonesa Agnieszka Holland mostra o fim de um sonho para o protagonista, que fica revoltado ao descobrir a perseguição politica em Moscou e devastado ao ver e vivenciar a fome na Ucrânia, no que ficou como conhecido como “Holodomor”, em que milhões de ucranianos morreram de fome. 

Além do protagonista, o roteiro ainda cita dois personagens reais famosos. O jornalista americano Walter Duranty (Peter Sarsgaard), colaborador do regime soviético que fechou os olhos para as atrocidades cometidas no país e o escritor George Orwell (Joseph Mawle), que utilizou os relatos de Jones para escrever a fábula adulta “A Revolta dos Bichos” e em seguida o assustador “1984”, obras que infelizmente ainda continuam bastante atuais.

Nenhum comentário: