Direção – Marco Antonio Araujo
Documentário
Castor de Andrade foi um ícone no Rio de Janeiro dos anos sessenta até sua morte em meados do noventa, tanto para o bem, quanto para o mal.
Este documentário em quatro episódios detalha a vida do homem que elevou para outro patamar o Jogo do Bicho, o time de futebol do Bangu e o carnaval do RJ através da escola de samba Unidos de Padre Miguel. São detalhados seus feitos e também toda a corrupção e violência por trás da “casca” de empresário.
Os depoimentos são muitos interessantes por mostrarem visões diferentes do mesmo homem. Para as atletas que jogaram no Bangu Castor era um paizão que pagava altos salários e bichos gordos nas vitórias.
Para os jornalistas Castor era um bandido disfarçado de empresário, com alguns depoimentos demonstrando até mesmo ódio.
Enquanto que para outras pessoas que eram seus amigos, Castor era um benfeitor que ajudava todos que precisavam.
É um doc indicado para quem gosta de futebol, samba e também para quem tem curiosidade sobre figuras públicas polêmicas.
2 comentários:
Guardando-se as devidas proporções de diferença, a gente pode comparar o Castor de Andrade com o Lampião, né? Ou seja, um bandido famoso, que mandava em outros bandidos, exercia poder dentro de uma determinada área, mas era amado por alguns e odiado por outros.
Léo - É uma interessante comparação.
Abraço
Postar um comentário