terça-feira, 24 de agosto de 2021

Taxi Driver

 


Taxi Driver (Taxi Driver, EUA, 1976) – Nota 9
Direção – Martin Scorsese
Elenco – Robert De Niro, Cybill Shepherd, Harvey Keitel, Jodie Foster, Albert Brooks, Diahnne Abbott, Peter Boyle, Victor Argo, Martin Scorsese

Travis Bickle (Robert De Niro) é um veterano do Vietnã que tenta retomar uma vida normal como motorista de táxi em Nova York. Lutando contra os traumas causados pelos horrores que vivenciou na guerra, aos poucos Travis é engolido pela loucura da cidade. Sua relação com Betsy (Cybill Shepherd) não avança, enquanto ele sente o desejo de proteger uma prostituta adolescente (Jodie Foster) de seu cafetão (Harvey Keitel). 

Clássico absoluto dos anos setenta, este longa de Martin Scorsese foi um dos primeiros a explorar os traumas que atingiram muitos jovens que lutaram no Vietnã, misturando isso com a fauna da violenta e decadente Nova York dos anos setenta. Inferninhos, boates, cinemas pornô e figuras exóticas levam o protagonista a uma espiral de loucura. 

A atuação de Robert De Niro é uma das mais marcantes da história do cinema, com sequências fortes como o diálogo com o espelho, a filme erótico com a namorada e o clímax com o penteado moicano. 

Não se pode deixar de citar a atuação espontânea de Jodie Foster, em um papel que hoje dificilmente existiria por causa do politicamente correto.

Nenhum comentário: