quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Prova Final, Comportamento Suspeito & O Buraco

 


Prova Final (The Faculty, EUA, 1999) – Nota 6,5
Direção – Robert Rodriguez
Elenco – Elijah Wood, Jordana Brewster, Josh Hartnett, Shawn Hatosy, Clea Duvall, Robert Patrick, Salma Hayek, Bebe Neuwirth, Daniel Von Bargen, Jon Stewart, Piper Laurie, Christopher McDonald, Famke Janssen, Laura Harris, Usher.

Em um típico colégio americano, um grupo de alunos começa a perceber atitudes estranhas nos professores, incluindo um aparente assassinato em que a vítima volta à vida no dia seguinte. Tudo fica mais insano quando uma estranha espécime é encontrada no campo de futebol da escola. 

A união entre o criativo diretor Robert Rodriguez e o roteirista da franquia “Pânico” Kevin Williamson resultou em um gore adolescente que explora a clássica premissa de uma criatura utilizando humanos como hospedeiros semelhante a “O Enigma do Outro Mundo” e “Invasores de Corpos”. 

O filme está recheado de sangue e violência, ao estilo de Robert Rodriguez, porém deixa um pouco a desejar no desenvolvimento da trama. O elenco de jovens astros em ascensão segue o padrão dos filmes do gênero dos anos noventa.

Comportamento Suspeito (Disturbing Behavior, Austrália / EUA / Canadá, 1998) – Nota 6
Direção – David Nutter
Elenco – James Marsden, Katie Holmes, Nick Stahl, Tobias Mehler, Bruce Greenwood, William Sadler, Steve Railsback, Ethan Embry, Katharine Isabelle.

A família do adolescente Steve (James Marsden) muda de Chicago para a cidade pequena de Cradle Bay para tentar começar uma nova vida após o suicídio do outro filho. Perdido na nova escola, Steve termina se aproximando de Gabin (Nick Stahl) e Rachel (Katie Holmes), que também não se encaixam nos grupos comuns de adolescentes. 

Quando outros jovens começam a mudar de comportamento sem grande explicação, passando a agir de formas semelhantes, os novos amigos desconfiam de que algo fora do normal está ocorrendo no colégio. 

Este longa dirigido por David Nutter, responsável por vários episódios da série “Arquivo X”, explora o tema de uma aparente conspiração para criar sequências de tensão e suspense, além da dúvida em boa parte da narrativa se o que ocorre é algo sobrenatural. O roteiro tem alguns furos e as atuações também não ajudam, resultando em um suspense no máximo razoável.

O Buraco (The Hole, Inglaterra, 2001) – Nota 5,5
Direção – Nick Hamm
Elenco – Thora Birch, Desmond Harrington, Daniel Brocklebank, Laurence Fox, Keira Knightley, Embeth Davidtz, Steven Waddington, Anastasia Hille.

Em um colégio inglês, na véspera de um feriado, a jovem Liz (Thora Birch) convence o amigo Martin (Daniel Brocklebank) a mostrar um velho abrigo de guerra para outros três alunos. Mike (Desmond Harrington), Geoff (Laurence Fox) e Frankie (Keira Knightley) aceitam passar o feriado no local junto com Liz como aventura. O que eles não esperavam é que Martin desapareceria, deixando os quatro estudantes presos no abrigo. 

A intrigante premissa aos poucos se perde em meio a uma narrativa entrecortada com situações estranhas e atuações ruins. Os conflitos que explodem entre os jovens presos no abrigo beiram a caricatura em alguns momentos. A reviravolta na metade da trama não chega a ser uma grande surpresa, chegando até um final que deixa a desejar.

Nenhum comentário: