quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

O Público

 


O Público (The Public, EUA, 2018) – Nota 6,5
Direção – Emilio Estevez
Elenco – Emilio Estevez, Alec Baldwin, Michael Kenneth Williams, Taylor Schilling, Jena Malone, Jeff Wright, Christian Slater, Jacob Vargas, Gabrielle Union. Rhymefest, Richard T. Jones.

Durante um forte inverno em Cincinnati, um grupo de moradores de rua decide passar a noite na biblioteca municipal em protesto a falta de lugares nos abrigos da cidade. Eles que passam parte do dia no local, são conhecidos do bibliotecário Stuart (Emilio Estevez), que termina por apoiar a ação. O fato desperta a reação de políticos, da polícia e da imprensa. 

A premissa deste longa escrito e dirigido pelo ator Emilio Estevez é dar visão ao problema dos desabrigados. Mesmo criando uma história com algumas soluções exageradas e outras ingênuas, é interessante citar que o roteiro não faz apologia ao vitimismo, na verdade a proposta é pensar em soluções para o problema. 

Os moradores de rua são mostrados como problemáticos, como realmente são, assim como temos os políticos que se aproveitam da situação, a polícia que fica dividida entre cumprir ordens ou pensar no lado humano e a discussão sobre até que ponto locais públicos como uma biblioteca podem ser utilizados pelas pessoas em geral. 

Além de Emilio Estevez, o destaque do elenco fica para Michael Kenneth Williams como o líder do moradores de rua, ator pouco celebrado mas que sempre entrega atuações marcantes, desde quando era personagem importante na antiga série “A Escuta (The Wire)”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Já anotei para procurar.
Me interessa o enredo e quase todo os atores do elenco.
Não gosto de vitimismo (Tô fora).
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Tb sou totalmente contra o vitimismo, que se tornou uma verdadeira praga no país.

Bjs