sábado, 30 de janeiro de 2021

Museu

 


Museu (Museo, México, 2018) – Nota 6,5
Direção – Alonso Ruiz Palacios
Elenco – Gael Garcia Bernal, Leonardo Ortizgris, Alfredo Castro, Lisa Owen, Simon Russell Beale, Lynn Gilmartin, Leticia Brédice, Bernardo Velasco.

Cidade do México, Natal de 1985. Os amigos Juan (Gael Garcia Bernal) e Benjamin (Leonardo Ortizgris) roubam várias peças históricas do Museu de História Natural. A notícia do roubo se espalha pelo país, fato que dificulta muito a tentativa de venda das peças, deixando a dupla de ladrões em um beco sem saída. 

Baseado numa maluca história real, este longa detalha com várias modificações o famoso roubo que na verdade demorou quatro anos para ser solucionado. 

O roteiro escrito pelo diretor Alonso Ruiz Palacios explora uma narração em off do personagem Benjamin que explica a obsessão do amigo Juan pelo museu e a própria relação complicada entre os dois. O desenvolvimento dos personagens é interessante ao mostrar também a vida familiar de cada um deles. 

Por outro lado, o filme peca por não apresentar a real motivação para o crime, ficando em dúvida se foi por causa da ganância ou pela obsessão de Juan. A narrativa também é bastante irregular, com tempos mortos, algumas sequências longas e outras quase surreais, como a briga no bar e a noitada com a stripper. 

Fica claro que o potencial da história poderia ter rendido um filme muito melhor, explorando outros pontos que foram deixados de lado, como a investigação policial que em momento algum é representada.


Nenhum comentário: